Maceió []
Min: Max:
Pesquisar

Enquanto salários dos servidores municipais são antecipado por JHC, governo do estado se afoga na falta de planejamento

As festas de fim de ano estão batendo à porta e neste momento um dos maiores desejos do trabalhador é ter dinheiro no bolso antes do Natal, não só para as comemorações, mas para as despesas que aumentam nessa época do ano, neste momento tudo vem numa pancada só, seja IPTU, IPVA, material escolar, matrícula das crianças, e para quem é trabalhador CLT ou funcionário publico, a antecipação do salário junto com o 13º dá aquela forcinha para segurar as pontas da carga de contas que chegam.

É bem essa sensação que os servidores do município estão experimentando, desacreditada de que cumpriria criteriosamente com os pagamentos, a gestão de JHC provou o contrário e além de por em dia as contas que estavam pendentes anunciou o adiantamento do salário da folha de dezembro para dia 20, mais uma vitória para aqueles que dão conta de sustentar a máquina pública com seu trabalho. Mas essa realidade de Maceió infelizmente não se repete para os servidores do estado.

Por falta de planejamento, o estado está sem caixa para o pagamento da folha de dezembro dos servidores estaduais e teve que recorrer à Assembleia com um pedido de suplementação de mais de R$ 2 bilhões. A justificativa do secretário da fazenda é que o governo teve de assumir novas despesas por conta das mudanças nas leis doFundeb e da Previdência. Porém o Palácio dos Palmares pede o remanejamento de 20% do orçamento deste ano para o pagamento dos salários dos servidores, sendo que só este ano já torrou 40% do orçamento que já foi remanejado, onde está esse dinheiro e qual a necessidade de solicitar mais um remanejamento? Afinal, há pouco tempo o próprio secretário da Fazenda, Rodrigo Santoro, estava comemorando o caixa altíssimo por conta das arrecadações.

A resposta é simples, falta de planejamento e muito mais empenho em criticar as gestões opositoras, que em contrapartida, vem fazendo um excelente trabalho, tapando os buracos deixados por gestões irresponsáveis e fazendo malabarismos para driblar a irresponsabilidade do governo do estado. A meta de 2021 foi entupir as redes sociais de publicidade, e isso sai bem caro, não preciso entrar novamente num assunto que já foi martelado diversas vezes ao longo do ano, mas está aí a conta, enquanto JHC pega uma prefeitura com uma dívida milionária e dá conta de pagar progressões e antecipar salário, RF perde a voz e corta um dobrado com a ALE para fazer o mínimo pelos trabalhadores do estado.

VEJA TAMBÉM