Com a redução da faixa etária, calendário passa a contemplar todo o público pediátrico de 5 a 11 anos
A Prefeitura de Maceió inicia nesta terça-feira (1º) a vacinação de crianças de 5 anos sem comorbidades contra a Covid-19. Para as crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades estão sendo aplicadas doses do imunizante pediátrico da Pfizer.
A campanha de vacinação infantil teve início no dia 17 em Maceió, com atendimento às crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente e com 11 anos sem comorbidades. Desde então, com a chegada de novas doses, a Gerência de Imunização passou a ampliar as faixas etárias, reduzindo a idade até os 5 anos.
Maceió disponibilizou quatro pontos de vacinação, com adequação de parte dos quatro grandes pontos fixos para vacinação exclusiva de crianças. Para aplicação da vacina a este público, foram disponibilizadas as salas climatizadas da Pfizer e espaços temáticos com decoração infantil e atividades interativas, como oficinas de slime, desenho e pintura.
A vacinação pediátrica contra a Covid-19 é administrada em áreas específicas dos pontos do Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Praça Padre Cícero (Benedito Bentes) e Terminal do Osman Loureiro (Clima Bom).
Até segunda-feira (31) foram vacinadas 10.970 crianças, o que corresponde 11,24% do público pediátrico.
Vacinação pediátrica agora contempla todo o público maceioense de 5 a 11 anos. Fotos: Victor Vercant
Documentação necessária
Para vacinar as crianças de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS.
Caso os pais não estejam presentes, é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a caderneta de vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.
Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos
Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da certidão de nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.
Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.
Confira mais informações