Benefício é disponibilizado através do Cartão Vamu Especial
Além de ser uma medida assegurada por lei, o projeto visa estimular a adesão à procura do tratamento. Atualmente, o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) contabiliza que 128 homens com neoplasia maligna dispõem do cartão Vamu na modalidade Especial para o deslocamento às consultas e exames.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer da próstata tem evolução silenciosa e muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, o que dificulta o diagnóstico. O exame preventivo é a garantia para detectar e indicar o tratamento em tempo hábil.
“Além da prestação do serviço ofertado à população através do deslocamento para a realização do tratamento médico, a SMTT também se propõe a alertar sobre os cuidados da saúde masculina e incentivar a procura pelos exames preventivos”, relatou o titular da pasta, André Costa.
Como ter acesso ao benefício
Para realizar o cadastro e ter acesso ao benefício é preciso agendar o atendimento no site https://www.online.maceio.al.gov.br/5/agendamento/ e comparecer, na data programada, e apresentar as seguintes documentações:
-Original e cópia do RG e CPF.
-RG e CPF, original e cópia dos responsáveis (quando usuário for menor de idade).
-Duas Fotos 3×4, coloridas e atualizadas.
-Certidão de nascimento (usuário for menor de idade e que não possui RG).
-Comprovante de residência atualizado, no nome da solicitante ou de uma das pessoas que reside com o mesmo, com validade de três meses (energia, água, fatura ou carta registrada).
-Comprovante de renda familiar atualizado com validade de três meses, como o extrato detalhado do banco ou INSS, da aposentadoria, benefício, pensão ou contracheque.
(Caso não possua renda, apresentar a carteira de trabalho e cópias das páginas de identificação e de contrato de trabalho e original e cópia do nada consta do INSS.
-Atestado médico, original, fornecido pela SMTT (https://noi.maceio.br/smttonline/Relatorios/NEOPLASIA-MALIGNA.pdf) ou emitido pelo médico da rede pública que acompanha o usuário, com validade de 2 meses, assinado e carimbado pelo médico, contendo as seguintes informações: diagnóstico, CID-10 da prognóstico, periodicidade mensal no tratamento da patologia do examinado, se o examinado está incapacitado para o transporte e se o examinado necessita de acompanhante.
-Receita médica com prazo de validade de 3 meses, assinada e carimbada pelo médico (caso faça uso de medicamentos).
-Exames complementares com prazo de validade de 1 ano.
-Comprovante de inscrição no CadÚnico – Programas Sociais, com número do NIS do usuário do cartão.
O cartão com as passagens é entregue, em até 45 dias após solicitado e o cidadão já pode embarcar no coletivo assim que recebê-lo. Após um ano de uso, caso o homem ainda continue em tratamento, é necessário retornar ao órgão para renovar o cartão.