Maio é o mês dedicado à luta antimanicomial, que marca a busca pela humanização do tratamento ofertado aos usuários da rede de saúde mental.
O município de São José da Laje avançou muito no processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos nos últimos anos, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os pacientes tem um local adequado e humanizado para o tratamento e socialização.
Seguindo a programação do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a prefeitura de São José da Laje, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma viagem mais do que especial para os usuários do CAPS, o dia de lazer contou com um passeio turístico pelas Sete Ilhas, com direito a almoço, banho de piscina, viagem de Catamarã, um dia inesquecível e muito especial para todos.
“É primeira vez que conheci o mar, a lagoa, era meu sonho um passeio assim, estou achando tudo de bom.” Agradeceu Rosângela, usuária do CAPS.
Quem marcou presença na concentração para a viagem foi a atuante prefeita Angela Vanessa. “Esta é uma data que marca a luta pela cidadania e pela possibilidade de vida fora do hospício para pessoas que foram privadas de liberdade por muitos anos. O lugar dessas pessoas é na sociedade, e precisamos cuidar desses pacientes com liberdade, com inclusão, dignidade. Esta luta é de toda a sociedade, de usuários, familiares e, inclusive, da nossa gestão.” Destacou a prefeita Angela Vanessa.
Por Secom
São José da Laje/AL