publicidade

Usuários destacam melhorias com entrega da Unidade de Telessaúde no Parque dos Caetés

Atendimento funciona de forma mista, presencial e digital, beneficiando 15 mil pessoas do residencial
Usuários destacam melhorias com entrega da Unidade de Telessaúde no Parque dos Caetés
Usuários podem se consultar com clínico-geral e pediatra. Fotos: Victor Vercant/Secom Maceió
Cerca de 15 mil pessoas que residem no Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, foram beneficiadas com a entrega da Unidade de Telessaúde, nesta segunda-feira (19). O novo equipamento oferece atendimentos presenciais e digitais, sendo a primeira de Maceió a contar com o modelo de telemedicina.

Lucicléia dos Santos é moradora do Caetés e aprova a novidade. “Moro aqui desde que o conjunto foi inaugurado e o acesso à saúde sempre foi muito difícil. Com a chegada da unidade digital, muita coisa foi facilitada, já tive a oportunidade de me consultar, de marcar exames e amei. Como moradora já sonhava com isso, não só eu, mas todos os moradores do Caetés. Agradeço a Prefeitura de Maceió por essa oportunidade”, comemora.

Outra moradora que também foi beneficiada pelo novo equipamento de saúde foi Célia Maria, que antes da chegada da nova unidade precisava ir até outros locais, longe de sua residência, para conseguir atendimento.

“Eu precisava sair procurando, ir de posto em posto, até dormir na porta para conseguir uma ficha, mas agora tudo isso mudou. Aqui tudo foi muito fácil, já fiz consulta com a enfermeira, já vou pra médica, vou fazer exames e posso tratar de todas as minhas necessidades mais perto de casa”, destaca a usuária.

O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, afirma que a proposta inovadora deve ser aprimorada e replicada para outras partes da cidade.

“Essa possibilidade de termos a telemedicina a nosso favor facilita muito o acesso da população aos serviços de saúde. Tudo que seria feito em uma consulta presencial, está sendo feito aqui. O médico prescreve a receita, que já é enviada para nossas impressoras, a farmácia faz a dispensação de medicamentos, tem o acompanhamento presencial com fisioterapia, nutrição. Então a iniciativa ajuda a aumentar a produtividade, eficiência e amplia os atendimentos”, explica o secretário.

Comunidade agradece

Mailson Souza é líder comunitário do Caetés e presidente da Associação de Moradores. Para ele, a chegada da Unidade de Telessaúde foi uma grande conquista. “Temos uma demanda muito grande de atendimentos de saúde no residencial e não tínhamos um lugar para cuidar da nossa saúde. Hoje ganhamos esse presente da Prefeitura de Maceió e estamos muito felizes. Toda a comunidade agradece”, comemora.

Como funciona o atendimento

Os profissionais que atuam na Unidade de Telessaúde são do programa Saúde da Gente. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o atendimento, é feito um cadastro no local e o usuário pode receber a assistência na mesma hora ou deixar agendado.

As teleconsultas são realizadas com clínico-geral e pediatra em um computador na própria unidade de saúde.

Os moradores do Caetés também contam com serviços como citologia, nutrição, fisioterapia, pré-natal, vacinação, coleta de exames laboratoriais e assistência social. Já os exames de imagem solicitados durante as consultas são todos agendados pelo Pronto!.