Vendedores foram previamente cadastrados pela associação comunitária do bairro e poderão atuar nos três dias de shows
O impacto deste evento tem sido grande, do ponto de vista financeiro, para estes vendedores. Eles não têm do que reclamar do bom faturamento que conseguem com a venda de alimentos e bebidas.
Júnior Costa Santos, vendedor ambulante que costuma viajar todo o Estado vendendo copos em eventos com grandes públicos, como os shows do São João de Maceió, foi a Fernão Velho disposto a ficar até o final das apresentações. “É o ganha pão, todo mundo precisa”, disse ele, que sempre vê nas festas uma oportunidade de fazer dinheiro. Antes de Fernão Velho, Júnior passou por outros polos do São João Massayó, sempre vendendo copos para garantir uma renda extra.
Há estudos dos setores econômicos da capital que demonstram o quanto os festejos juninos movimentam a economia da capital e da Região Metropolitana, trazendo incentivos para os artistas locais inseridos na cadeia produtiva da economia criativa de Maceió. Além disso, contribui ainda para a geração de emprego e renda, como é o caso dos ambulantes.
No caso de Fernão Velho, os vendedores foram previamente cadastrados pela associação comunitária do bairro para atuação enquanto a programação do polo estiver acontecendo. Por lá, as atrações se revezam no palco até esta quarta-feira (28), com os shows a partir das 18h, seguindo até as 4h do dia seguinte.
Para garantir comodidade e segurança do público presente, o Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT) liberou a gratuidade da passagem da linha de ônibus 714 – Rio Novo/Ponta Verde (via Jacintinho) no horário dos shows.