publicidade

Educação leva cultura e lazer para crianças de famílias abrigadas nas escolas municipais

Atividades compreendem contação de histórias, jogos educativos e recreação
Educação leva cultura e lazer para crianças de famílias abrigadas nas escolas municipais
Crianças de famílias abrigadas nas escolas municipais participam de atividade recreativa. Foto: Mariel Matias/Ascom Semed
As equipes da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) levaram assistência, lazer e cultura para as crianças das famílias abrigadas nas escolas e creches municipais por conta das fortes chuvas que caíram na capital. Nesta segunda-feira (10) foram realizadas ações de contação de histórias, jogos interativos e brincadeiras infantis.

Na Escola Municipal Higino Belo, no Farol, 119 pessoas foram alojadas nas salas de aulas e no pátio externo. São famílias do bairro Bom Parto, que foram afetadas pelas fortes chuvas deste fim de semana. As equipes de Programas Suplementares e de Desporto da Semed estiveram na unidade, levando jogos de tabuleiro, cordas, petelecos e outros brinquedos.

O representante comunitário das famílias alojadas na unidade Higino Belo, Alex da Silva, agradeceu todo o suporte que a escola, a Semed e a Prefeitura de Maceió têm dado a essas pessoas.

“Quero agradecer à Prefeitura de Maceió por todo o apoio, agradecer a direção da escola, que nos acolheu de braços abertos desde ontem. Não há perspectivas de voltarmos porque as águas ainda estão com alto volume, mas aqui na escola estamos tendo todo o suporte de todas as equipes da Prefeitura. Desde já agradecemos por essa ajuda”, disse Alex.

A professora de educação física e técnica do setor de desporto e lazer, Gisela Marinho, destacou a relevância das ações desenvolvidas nas unidades que estão acolhendo famílias desabrigadas.

“A gente atua nas escolas promovendo o bem-estar das crianças, a integração, e viemos para dar um conforto para elas, recrear com elas, fazer brincadeiras, para que os nossos pequenos não fiquem ociosos e para distraí-los. Acho de fundamental importância, porque vem a educação junto contribuindo para que essas famílias tenham o mínimo de dignidade”, enfatizou a técnica.

A diretora da escola, Maria de Jesus Leal, esteve acompanhando os acolhidos na unidade a todo tempo. Ela contou que é a primeira vez que vivencia essa situação. “Mas é para o bem da comunidade, então estamos abraçando essas pessoas desde ontem, oferecendo o melhor que podemos: recreação, sabonetes, lençóis, as professoras também que disponibilizam. O que a gente puder fazer a gente vai fazer, dar o bom e o melhor”, afirmou Jesus.

Além da estrutura física das escolas, a Semed também conta nos locais com equipes de profissionais das áreas pedagógica, de assistência social, auxiliando no cadastro das famílias, infraestrutura e transporte. Três ônibus e um caminhão da frota própria auxiliam no transporte de pessoas e do mobiliário das famílias que tiveram que deixar suas residências. Há também um caminhão-pipa passando nas escolas para auxiliar na distribuição de água potável.

As famílias desalojadas estão nas unidades de ensino municipais, como as escolas Antídio Vieira, no Trapiche da Barra; Rui Palmeira, no Vergel do Lago; Silvestre Péricles no Pontal da Barra; Higino Belo, Farol; João Feitosa, Rio Novo; Padre Cabral, em Fernão Velho; e a Casa de Passagem Familiar, localizada no Jaraguá.