Iniciativas como Saúde da Gente, Brota na Grota, Corujão da Saúde e telessaúde ampliam a assistência às populações do Tabuleiro, Eustáquio Gomes, Petrópolis, Clima Bom e outras localidades
O Corujão da Saúde é um desses investimentos. Com 22 unidades funcionando em horário estendido, de 17h às 21h, mais usuários podem ter acesso a cuidados com sua saúde. Na parte alta da cidade, 12 Unidades de Saúde funcionam com o modelo e bairros como Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Petrópolis, Santa Amélia, Clima Bom, Graciliano Ramos, João Sampaio, Barro Duro, Tabuleiro e Serraria já contam com o Corujão. Até o momento, o programa já beneficiou 144.991 usuários com consultas médicas, odontológicas, de enfermagem e diversos serviços de saúde.
Outra iniciativa de sucesso é o Saúde da Gente, maior programa de saúde itinerante do Brasil, que leva a diversos serviços de saúde a bairros em situação de vulnerabilidade social. Em funcionamento desde agosto de 2022, o Saúde da Gente já realizou mais de 460 mil atendimentos e já passou por localidades como Benedito Bentes, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes, Barro Duro, Gama Lins, Parque dos Caetés, Conjunto Freitas Neto, entre outros.
Com suas frentes de atuação, Saúde da Mulher, Infantil, Mental, Animal e nas Grotas, o programa oferece consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem para mulheres, exames de citologia, ultrassom, exames laboratoriais, atendimento infantil com pediatria oftalmologista e psicólogo. Além disso é oferecida vacinação antirrábica, atendimentos clínicos e vermifugação de animais.
Unidade de Telessaúde do Caetés
Entregue em junho de 2023, a Unidade de Telessaúde do Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, é uma iniciativa inovadora que beneficia cerca de 15 mil pessoas que residem no residencial. O novo equipamento oferece atendimentos presenciais e digitais, sendo a primeira de Maceió a contar com o modelo de telemedicina. No local, já foram realizados 738 atendimentos de forma online com as especialidades e serviços presenciais como fisioterapia, nutrição e realização de exames de citologia e pré-natal.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Saúde tem investido em iniciativas importantes para a população, como é o caso da primeira unidade de telessaúde. “Tendo a telemedicina a nosso favor, o acesso da população aos serviços de saúde é facilitado. Dessa forma, podemos ajudar a aumentar a produtividade, a eficiência dos serviços e ampliar os atendimentos. Não só essa iniciativa merece destaque, mas tantas outras como o Saúde da Gente, o Corujão da Saúde, que aproximam a saúde daqueles que mais precisam”, destaca.
Brota na Grota
O maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, o Brota na Grota, tem prestado diversos serviços à população. Com ações que acontecem de forma itinerante, o programa tem assistido comunidades de difícil acesso e em situação de vulnerabilidade social, num trabalho colaborativo entre todas as secretarias do Município. Desde a sua implantação, o programa já registrou 40.000 atendimentos e já passou por bairros como Benedito Bentes, Henrique Equelman, Santo Amaro, São Jorge, Barro Duro, Farol, entre outros.
Atendimentos do Brota na Grota prestados aos moradores do Barro Duro. Fotos Victor Vercant – Secom Maceió
Reformas de Unidades
A Prefeitura de Maceió já reformou 33 Unidades de Saúde, beneficiando moradores dos bairros Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, José Tenório, Henrique Equelman, Petrópolis, Tabuleiro do Martins, Village Campestre II, Ouro Preto, Serraria, Santos Dumont, com um investimento de mais R$ 5 milhões. Nesses locais, foi realizada pintura interna e externa, reparos na rede elétrica, hidráulica, troca de telhados, ampliação de salas e nova sinalização visual.
Reconhecimento
Uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió, a do Benedito Bentes também conquistou o selo ONA 1 – Acreditado – homologado pela Organização Nacional de Acreditação em 2022. A unidade se tornou a primeira em Alagoas com selo, o que atesta a qualidade dos serviços oferecidos à população.
Posto de coleta de leita humano
Entregue oficialmente em agosto de 2022, o primeiro posto de coleta de leite materno está localizado na Unidade de Referência (URS) Dr. Hamilton Falcão, no Benedito Bentes e possui um investimento de R$ 70.730,75, beneficiando mulheres da parte alta da cidade. Por ser referência para o 6º Distrito Sanitário, o posto de coleta beneficia mães do Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes, Clima Bom, Antares, Cidade Universitária, Santos Dumont e Santa Lúcia, garantindo o direito ao aleitamento materno de bebês dessas comunidades.