Especialistas discutiram a importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e afetivo dos pequenos e a necessidade de políticas públicas específicas
Os palestrante convidados foram a pedagoga Elisangela Leal Mercado, Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial e professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e o pediatra e professor-doutor Cláudio Soriano, da Ufal e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
Na ocasião, os convidados abordaram a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas para a infância e também as alternativas para impulsionar o desenvolvimento infantil com a implementação de ações efetivas criadas por essas políticas.
A promoção, defesa e garantia dos direitos das crianças, através de organizações dedicadas ao tema, foram citadas pela pedagoga Elisangela Mercado como fundamentais em qualquer política pública de educação infantil, visando garantir o desenvolvimento intelectual, motor, social e afetivo, desde a mais tenra idade.
O pediatra Cláudio Soriano falou da importância dos primeiros mil dias de vida para o desenvolvimento futuro da criança. “Esse período de mil dias é importante pois é quando ocorrem as janelas de oportunidades para o desenvolvimento cognitivo, cerebral e afetivo da criança, além da construção de laços afetivos. Nesses primeiros mil dias é onde tudo acontece”, disse.