Em ação durante o Circuito Permanente Run 2K23, trabalhadores de organização parceira da Prefeitura de Maceió recolheram cerca de 8 mil resíduos de plástico, como copos e garrafas PET
A corrida mobilizou mais de 3 mil atletas, gerando cerca de 8 mil resíduos de plásticos, como copos e garrafas PET. Assim, destaca-se ainda mais a participação da CoopMundaú no evento, que deu a destinação correta para todo esse material, gerando renda para os cooperados e evitando que esses itens fossem para o aterro sanitário.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta a importância ambiental de estar em eventos de grande porte como este.
“A Prefeitura de Maceió está presente nos principais eventos de corrida, promovendo a sustentabilidade e o consumo consciente. Um privilégio de poucos correr com o mar de Maceió como cenário. Mas, é necessário também entender a importância de cuidar desse ecossistema costeiro e de dar o destino ambientalmente correto para os resíduos.
Cerca de 20 agentes também fizeram a limpeza dos resíduos que não são considerados recicláveis, mantendo a orla e suas vias organizadas para os turistas e apreciadores do esporte. Mas, a limpeza não ficou apenas em terra. No mar, os Ecoboats trataram de cuidar das piscinas naturais de Pajuçara, mantendo o local livre de itens descartados por quem o frequenta.
“Abordar as pessoas para falar sobre como tratar seu lixo, por mais que venha ser óbvio, sempre será necessário para educar e sensibilizar sobre a importância do cuidado com o meio ambiente”, concluiu a diretora.
Durante todos os eventos realizados em Maceió no verão, a Prefeitura planeja participar apoiando e buscando levar sustentabilidade no seus principais eixos: econômico, social e ambiental.