publicidade

Pesquisar

Alagoas registra Carnaval mais seguro de toda série histórica em 2023

Estado não registrou nenhuma ocorrência de feminicidio e teve uma redução de mais de 70% de homicídios em comparação com 2011

Em balanço divulgado pelo Governo de Alagoas nesta quarta-feira (22), durante coletiva no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença de toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP), houve uma redução de mais de 70% no número de homicídio de toda a série histórica desde 2012. O Carnaval 2023 em Alagoas foi um dos mais tranquilos dos últimos anos.

De 2011 a 2023 o estado teve uma redução de mais de 73% em número de homicídios, em 2011 foram registrados 53 homicídios durante o Carnaval, este ano apenas 14, em comparação com o ano passado, houve uma redução de 30%. Isto se deve a atuação de mais de sete mil integrantes das forças de segurança pública do Estado de Alagoas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica – trabalhando durante todos os dias de carnaval pela segurança dos foliões sejam eles alagoanos, turistas ou visitantes.

“Nós tivemos uma redução de mais de 73% em número de homicídios de 2011 para 2023. Tivemos, naquele ano, 53 homicídios e esse ano apenas 14. Comparando com o ano de 2022 tivemos uma redução de 30%. Um resultado extraordinário e o nosso trabalho é salvar vidas”, afirmou o governador, destacando a atuação de mais de sete mil integrantes das forças de segurança pública do Estado de Alagoas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica – trabalhando diuturnamente durante todo o carnaval para garantir a segurança necessária para os alagoanos, turistas e visitantes.

Não foram registradas pela SSP ocorrências relacionadas a roubos em transportes coletivos durante o período carnavalesco, o mesmo para o registro de feminicidios, no âmbito da apreensão de drogas, comparando com 2022, houve um aumento de 20,28% durante o carnaval. O aumento do efetivo policial nas ruas também contribuiu para a redução de roubos a transeuntes que registou esse ano 32 ocorrências em detrimento das 67 do ano passado, roubos de motocicletas caíram para 8 ocorrências em comparação com as 13 de 2022 durante o Carnaval.

O maior número de policiais nas ruas fez os roubos a transeuntes diminuírem. Esse ano foram registrados 32, já no ano passado foram 67. Ocorrências de roubo de motos também foram reduzidas de 13 em 2022 para apenas oito no carnaval deste ano.

Na capital, Maceió, também houve um destaque na redução de mortes durante essa época, em 2011 foram registradas 15 mortes, este ano, apenas duas, vale destacar também a redução de roubos de transeuntes durante as festas, foram registradas esse ano 27 ocorrências, aNo passado foram 42

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), coronel Jacques Wolbeck, houve queda no número de afogamentos, saindo de oito em 2022, para três em 2023, uma redução de 62%, sem registros de mortes.

As mortes violentas intencionais ocorreram em Piranhas, Rio Largo, São Sebastião, União dos Palmares, Olivença, Maceió e Quebrangulo.

VEJA TAMBÉM