publicidade

Pesquisar

Estudante de Paulo Jacinto é a segunda colocada estadual no Programa Senado Jovem Brasileiro

A estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Deputado José Medeiros, no município de Paulo Jacinto, Nívea Letícia Vieira dos Santos, 17 anos, figura como a segunda colocada estadual no Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, englobando o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.

O tema deste ano para a redação foi “Saúde mental nas escolas públicas”. O programa Jovem Senador é realizado todos os anos e proporciona aos estudantes, até 19 anos, do ensino médio das escolas públicas de todo o país, o conhecimento sobre como funciona e como é estruturado o Poder Legislativo no Brasil.

São 27 autores das melhores redações, um de cada estado, selecionados para vivenciar em Brasília o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República, em uma legislatura que dura quatro dias, iniciando com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Nívea Letícia abordou em sua dissertação as doenças psicológicas e mentais na atualidade, ressaltando o aumento dos casos -pandemia, enfatizando o enclausuramento dos jovens em uma realidade alternativa via internet e redes sociais, destacando assim que este excesso foi exagerado e acarretou consequências para saúde mental, finalizando sua redação com possíveis soluções para diminuir estes casos, a presença familiar, o apoio profissional, assim como apoio dos órgãos governamentais para atender a necessidade destas pessoas, foram apontadas por ela.

De acordo com a diretora da escola, Luiza Luciene Cavalcante Ferro de Melo, trata-se de um dos maiores desafios do cotidiano escolar engajar os estudantes nos processos educacionais, porém, a instituição tem contornado o problema colocando os estudantes no centro desse processo como protagonista do seu próprio conhecimento, ‘’em aulas convencionais ou utilizando as tecnologias, a partir da interação com o conhecimento proposto pelos professores e com meio, centralizado na BNCC, ReCAL, Programas de Recomposição da Aprendizagem e Teorias Pedagógicas Apresentadas’’, pontuou.

Ressalta ainda que a Escola Estadual Deputado José Medeiros vem se reinventando e buscando novas ferramentas de aprendizagem. ‘’Estamos desenvolvendo um trabalho voltado para a valorização da construção do conhecimento dos estudantes, como centro do processo. Engajados pela educação, nossos Professores, Equipe Diretiva e demais funcionários buscam direcionar um trabalho que impulsione os estudantes a desenvolverem valores éticos, protagonizar a construção do seu próprio conhecimento, exercer sua cidadania, compreendendo seus direitos e deveres. Assim, participam de avaliações internas e externas, buscando se inserir no campo do conhecimento para emergir no processo educacional. Foi com muita gratidão à Jeová Deus, ao apoio da 4ª Gerência Regional de Ensino (GERE) , dos nossos professores, em especial ao nosso Mestre Professor de Língua Portuguesa, Ronaldo José dos Santos Araújo, que recebemos a colocação da nossa estudante da 3ª série, Nívea Letícia Vieira dos Santos, (1º lugar na 4ª GERE e 2ª colocação no Estado de Alagoas), no Programa de Redação Jovem Senador 2023, aos quais parabenizo e desejo muito sucesso!’’, finalizou Luciene.

 

VEJA TAMBÉM