publicidade

Pesquisar

Mais de 50 municípios alagoanos, incluindo Maceió, estão em alerta vermelho devido às fortes chuvas

Inmet emite alerta vermelho de chuvas para Alagoas — Foto: Reprodução/Inmet

Nesta sexta-feira (7) o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta vermelho para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos em 51 cidades alagoanas além da capital, Maceió, o aviso teve início às 20h01 desta sexta-feira, válido até as 10h de sábado (8).

No mesmo dia a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden/Semarh-AL) já tinha publicado alerta vermelho para a região metropolitana de Maceió, Baixo São Francisco, Litoral e Zona da Mata. Essas regiões poderão contar com um volume de chuva elevado pelo menos até domingo (9), ainda contando com grande risco de alagamentos e deslizamentos.

Tragédias

Circulam nas redes sociais diversos vídeos de ruas completamente alagadas pelo Interior do estado, além de desabamentos de casas e pontes sendo arrastadas pela correnteza por conta do aumento dos níveis dos rios que transbordam pelo alto volume de água.

As prefeituras estão montando forças -tarefa para monitorar os níveis desses rios e também socorrer a população afetada, como é o caso de São José da Laje, de acordo com a Prefeita Ângela Vanessa, o Rio Canhoto está fora da cota de transbordamento, porém, a passarela do povoado Tijuca foi afetada pela correnteza do rio, levando canos que abastecem as torneiras da população, segundo a prefeita, carros pipas estão sendo providenciados para atender a população afetada.

Já o município de Atalaia mais uma vez sofre com as chuvas intensas, cerca de 400 famílias ficaram desalojadas e seis desabrigadas, além do alagamento de várias ruas. Moradores divulgaram o vídeo de uma residência desabando por conta da chuva. A prefeita da cidade decretou situação de emergência no município nessa sexta-feira.

Em Maceió além dos alagamentos em regiões da parte baixa, como é o caso da comunidade da Brejal, foram divulgados registros de restaurantes na parte nobre da cidade sendo invadidos pela água, o Riacho Salgadinho também transbordou. A defesa civil de Maceió está atenta monitorando a situação e a postos para atender emergências, basta entrar em contato pelo 199.

Cidades de Alagoas sob alerta vermelho

Anadia

Atalaia

Barra de Santo Antônio

Barra de São Miguel

Boca da Mata

Branquinha

Cajueiro

Campestre

Campo Alegre

Capela

Colônia Leopoldina

Coqueiro Seco

Coruripe

Feliz Deserto

Flexeiras

Ibateguara

Igreja Nova

Jacuípe

Japaratinga

Jequiá da Praia

Joaquim Gomes

Jundiá

Junqueiro

Limoeiro de Anadia

Maceió

Maragogi

Marechal Deodoro

Maribondo

Matriz de Camaragibe

Messias

Murici

Novo Lino

Paripueira

Passo de Camaragibe

Penedo

Piaçabuçu

Pilar

Pindoba

Porto Calvo

Porto de Pedras

Rio Largo

Roteiro

Santa Luzia do Norte

São José da Laje

São Luís do Quitunde

São Miguel dos Campos

São Miguel dos Milagres

São Sebastião

Satuba

Teotônio Vilela

União dos Palmares

Viçosa

 

 

VEJA TAMBÉM