publicidade

Pesquisar

Ministério da Igualdade Racial lança programa que oferta bolsas de doutorado e pós-doutorado à mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas

O programa “Atlânticas – Programa Beatriz Nascimento de Mulheres na Ciência” foi anunciado pelo Ministério da Igualdade Racial através da ministra Anielle Franco, o projeto ofertará bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior exclusivamente para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Ministério das Mulheres, o Ministério dos Povos Indígenas e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), irá receber um investimento de R$7 milhões, estima-se que aproximadamente 45 bolsas de doutorado sanduíche e pós-doutorado no exterior sejam concedidas.

Para que possam ser elegíveis para o programa, as mulheres devem estar matriculadas regularmente em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), além daquelas que concluíram programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES em qualquer área de conhecimento.

“Neste mês de julho, celebramos o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, também lembramos o nascimento de Marielle Franco, e é maravilhoso estarmos aqui reunidas neste café, que será o primeiro de muitos”. Disse a ministra.

O Ministério da Igualdade Racial visa promover também educação e o intercâmbio cultural e em breve um protocolo de intenções com a Universidade de Brasília (UnB) será assinado para a oferta de bolsas de mestrado a sete estudantes no programa de pós-graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais.

O ministério anunciou também mais uma iniciativa relevante, o programa “Caminhos Amefricanos – Programa de Intercâmbio Sul-Sul” visa compartilhar conhecimentos, experiências e políticas públicas para combater o racismo no Brasil oferecendo experiências de curta duração no exterior, em países africanos, latino-americanos e caribenhos. O lançamento está previsto para o dia 31 de julho, no Maranhão.

VEJA TAMBÉM