publicidade

Pesquisar

Três ministros são enviados a Alagoas pelo Governo Federal para avaliar a situação pós-chuvas e anunciam medidas para vítimas das enchentes

Foto: Maciel Rufino/ CadaMinuto

O Governo Federal enviou nesta terça-feira (11) três ministros à Maceió para sobrevoar e avaliar a situação das cidades que foram afetadas pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias no estado, a comitiva é formada por Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Renan Filho (Transportes) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

As fortes chuvas que castigaram Alagoas desde a ultima sexta-feira (7) deixou pelo menos 22 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, o Governo do Estado reconheceu que, até o momento, 29 cidades estão em situação de emergência, dois municípios, por sua vez, estão em processo de homologação, Maceió está entre eles.

Este reconhecimento de emergência tem como objetivo viabilizar a liberação de verbas para compra de alimentos, água, colchões, enfim, mantimentos que possam dar aporte necessário às vítimas afetadas. O Governador de Alagoas acompanhou os ministros, bem como secretários e técnicos.

Durante coletiva de imprensa na manhã de hoje os ministros anunciaram um pacote de medidas para auxiliar os afetados pelas chuvas. O Governo federal autorizou o pagamento de um auxílio financeiro de R$ 800 para as famílias desabrigadas, além da doação de 4 mil cestas de alimentos. De acordo com Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a pasta irá trabalhar também para a liberação de auxílio aos agricultores que perderam sua safra com as enchentes.

Beneficiários do Bolsa Família receberão o pagamento ainda no primeiro dia, sendo assim, não necessitarão aguardar o seu dia de pagamento para receber a quantia, o ministro informou também que os municípios serão orientados para que, na avaliação dos danos, trabalhem com menos burocracia. “O povo de Alagoas não está só e contará com todo o apoio do presidente Lula”, afirmou.

De acordo com o ministro dos Transportes e ex-governador de Alagoas, Renan Filho, as rodovias que haviam sido interditadas devido às chuvas, como a BR-101, em Joaquim Gomes, a BR-316, em Belém, e o trecho de São Miguel dos Campos, serão liberadas ainda na tarde desta terça.

VEJA TAMBÉM