publicidade

Pesquisar

Segundo Datafolha, 72% dos brasileiros se opõem à legalização do consumo recreativo da maconha

O Datafolha divulgou neste sábado (23) uma pesquisa que mostra os números relacionados à aceitação dos brasileiros com relação à legalização do consumo recreativo de maconha no país. De acordo com a pesquisa 72% dos brasileiros se opõem à legalização indicando uma expressiva mudança ao comparar com os resultados de 2018 também apurados pelo Datafolha.

À época, 66% dos entrevistados preferiam que o consumo permanecesse proibido. O levantamento divulgado no sábado entrevistou 2.016 participantes maiores de 16 anos, consultados nos dias 12 e 13 de setembro em 139 municípios, com uma margem de erro de dois pontos percentuais.

Em contrapartida, segundo a mesma pesquisa, 76% são a favor do uso medicinal da maconha, já 22% se mostram contrários. Apenas 1% da população afirma estar utilizando medicamento à base de Cannabis enquanto 2% já usaram no passado, mas 85% dos entrevistados declaram ter algum conhecimento sobre o tema, sendo assim, 67% defendem a autorização do cultivo de cannabis para a produção de remédios, proibido por lei.

Uma outra questão levantada pelo Datafolha tem relação com a descriminalização da posse de pequenas quantidades de maconha, avaliada atualmente pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados creem que a legislação não deve ser alterada, mantendo a proibição do consumo e porte sem critério quantitativo. Só 36% dos entrevistados apoiam a mudança na legislação.

VEJA TAMBÉM