Sob a direção de JHC, Maceió está conquistando o mundo. Se a capital alagoana já figurava entre os destinos mais procurados do país, o patamar subiu, somos um dos destinos divulgados na Expo Dubai 2021, evento internacional que está ocorrendo nos Emirados Árabes, ao lado de mais 191 nações e grandes empresas mundiais. Pela primeira vez Maceió entra como uma das protagonistas, integrando o pavilhão Brasileiro entre as seis rotas que serão divulgadas no evento, sendo elas Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Jericoacoara (CE), Porto de Galinhas (PE) e Floresta Amazônica.
A Exposição Universal ocorre desde o século XIX, tendo sua primeira edição em 1851, e é considerado o maior evento global de posicionamento dos países no cenário internacional. O megaevento acontece a cada cinco anos em diferentes países e teve de ser adiado por um ano devido à Pandemia, a expectativa é atrair cerca de 25 milhões de visitantes durante os seis meses de evento, mais que o dobro da população dos Emirados Árabes Unidos. Com o tema central “Conectando Mentes, Criando o Futuro”, as nações divididas em pavilhões contarão com programações culturais e ações para atrair investimentos e viabilizar a geração de negócios internacionais, expectando gerar cerca de US$ 500 milhões de negócios em exportações para o Brasil, e em torno de US$ 10 bilhões em investimentos, com potencial para gerar mais de 20 mil novos empregos.
JHC integra a comitiva do Brasil a convite do Ministro do Turismo, Gilson Machado, para representar Maceió no pavilhão Brasileiro que está instalado no distrito Sustentabilidade, um dos distritos temáticos da Expo que conta também com os distritos Oportunidade e Mobilidade, com a missão de apresentar os potenciais da cidade para o mundo, atraindo investimentos e potencializando o turismo. O mérito vem de uma gestão que em apenas nove meses conseguiu resgatar Maceió do declínio e transformar a cidade num lugar melhor para seus moradores. O convite é consequência de uma administração competente que não deixa de lado a preocupação com a preservação do meio ambiente. A liderança de JHC entra em consonância com a intenção do evento, buscar soluções inovadoras para desafios mundiais, no caso de Maceió, muitas barreiras foram transpostas graças a essa prerrogativa, inovação.
O anúncio feito pelas redes sociais foi carregado de empolgação e alegria, mais do que nunca temos a certeza que Maceió está seguindo um caminho muito próspero quando se trata de desenvolvimento, em diversos setores, mas com essa oportunidade global, a cidade seguirá na direção para o progresso econômico, beneficiando assim sua população, com geração de emprego e renda. As perspectivas são as melhores possíveis com a integração de Maceió na rota de capitais brasileiras que estão se renovando nesse período de retomada e superação do momento mais difícil da pandemia. O Caribe nordestino tem agora a oportunidade de alavancar o setor turístico e chegar com os dois pés na porta mostrando todo o seu potencial, agora para o planeta.
“As expectativas para o turismo de Maceió são as melhores possíveis. A Expo Dubai é uma oportunidade gigantesca que Maceió tem de mostrar a sua potência, a sua cultura, os seus valores, a nossa fauna, a flora, a nossa gastronomia e, sobretudo, uma natureza que é muito peculiar e muito especial, que é a natureza do nosso povo. Estamos apresentando nossa cidade para poder conquistar cada vez mais o carinho do mundo inteiro, porque Maceió é do mundo e precisa conhecida, ser vista”, comenta JHC.
A megaestrutura de quatro mil metros quadrados do pavilhão Brasil foi toda definida com princípios de sustentabilidade como uso de sistema BMS (automação predial), para monitoramento e controle do consumo de energia e água. Além de 125 megaprojetores que retratarão a biodiversidade do país, imagens dos patrimônios históricos, culturais e festas populares das cidades brasileiras, além da apresentação da gastronomia, do setor de biocombustível e bioeletricidade, do Programa Espacial Brasileiro relacionado à tecnologia e inovação do Brasil neste campo, a Expo divulga os mais incríveis destinos turísticos do país, e Maceió obviamente estará brilhando entre eles.
Pensar em uma cidade que por muito tempo ficou escusa diante das grandes metrópoles nordestinas e hoje avança em seu desenvolvimento, mesmo num período de pandemia, abre um leque de possibilidades. Não contamos com grandes indústrias ou uma estrutura urbana grandiosa, mas temos uma natureza rica, responsável por atrair gente do mundo inteiro. Precisávamos de um administrador que enxergasse esse potencial e trabalhasse para atrair os olhares externos, não apenas no sentido de considerar Maceió como o recinto de lindas praias, o que não deixa de ser verdade, mas em entender que o turismo é uma atividade econômica que integra muitos outros setores, seja o de transporte, hospedagem, comércio informal, entre tantos, que contribuem para o avanço da cidade e, consequentemente, dos que vivem aqui, proporcionando qualidade de vida e igualdade social.
É importante reconhecer o trabalho de gestores comprometidos, afinal, convites como esses não chegam sem propósito, integrar Maceió a um evento dessa magnitude abre nossa mente para compreender que caminhamos para nos tornar uma potência nordestina, quiçá nacional. Para JHC “é motivo de muita alegria e uma honra colocar Maceió ao lado das maiores empresas mundiais. É a primeira vez que nossa cidade participa da exposição internacional e está sendo um importante momento para mostrarmos ao mundo o que temos de melhor e todo o nosso potencial, nosso turismo e o talento da nossa gente, a beleza da nossa terra e as políticas de igualdade social que aqui vêm sendo implementadas.
O lema daqui da Expo Dubai é o ‘Mundo em um só lugar’, e é conectando mentes e criando o futuro. Então, é com essa nova perspectiva, novo olhar, esse novo pensar, esse novo pacto social que nós estamos dirigindo Maceió para novas oportunidades. E, sem dúvida alguma, a Expo Dubai contribuirá para avançarmos ainda mais com o nosso turismo nesse momento de retomada.”
Estamos dando, portanto, um grande passo, muito antes do que gostaríamos ou imaginávamos, crescemos no âmago de uma pandemia, liderados por um jovem extremamente preparado e associado a uma equipe técnica capacitada para encarrilhar a cidade nos trilhos da prosperidade. Maceió teve, finalmente, seu potencial valorizado e legitimado ao chegar à Expo Dubai, resta agora aguardamos todos os préstimos decorrentes desse mais novo passo. O vislumbre de dias muito melhores é ampliado à medida que testemunhamos a capital de Alagoas seguindo rumos que a retiram da escuridão que estava acostumada a conviver e a coloca sob as luzes do progresso. Maceió é mundo!