A Copa do Brasil deste ano chega às quartas de final, e os clubes vivem a expectativa de saber quais serão os adversários na próxima fase. O sorteio que vai definir os confrontos está marcado para esta segunda, às 15h30, na sede da CBF
Dois clubes alagoanos continuam vivos na disputa. CRB e CSA, que passaram por Santos e Grêmio, respectivamente, podem até se enfrentar na próxima fase, já que todos os times estão no mesmo pote.
Os 16 classificados para as oitavas da Copa do Brasil foram definidos: CRB, CSA, Corinthians, Retrô, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, Flamengo, Vasco, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Bragantino e Botafogo.
Datas
As datas-base das oitavas são 30 de julho e 6 de agosto, mas as partidas serão desmembrados para atender aos pedidos das transmissões.
Premiação
Quem chegar às quartas leva uma cota de R$ 4,7 milhões. O time que passou para as oitavas, a exemplo de CRB e CSA, embolsou R$ 3,6 milhões.
História
E, ao longo do tempo, qual o lugar mais longe que uma equipe alagoana chegou na Copa do Brasil? O ge fez uma pesquisa e constatou que dois representantes do estado foram às quartas de final da competição.
Corinthians Alagoano
Em 2008, o Corinthians Alagoano fez história ao chegar às quartas de final da Copa do Brasil. Naquele ano, o Tricolor da Via Expressa deixou para trás Athletico, Paranavaí e Juventude até encontrar o Vasco pelo caminho.
Contra o time carioca, o Corinthians sofreu duas derrotas, pelas quartas de final. No jogo de ida, 5 a 1. Na volta, 3 a 1.
Naquele ano, a base do Corinthians-AL tinha: Veloso, Maizena, Selmo Lima e Wilson; Rogerinho, Jota, Du, Daniel e Irineu; Fábio Neves e Reinaldo Alagoano. O técnico era Gilmar Batista.
CSA
O CSA é o clube alagoano com mais participações na Copa do Brasil: são 22 até aqui. Neste ano, o Azulão pode chegar às quartas de final pela segunda vez.
A primeira foi em 1992, quando caiu para o Sport, com duas derrotas (1 x 3, em casa, e 4 x 0, fora. Antes, havia batido, o Vasco nas oitavas. Contra o time do Rio de Janeiro, o Azulão empatou o primeiro jogo, por 3 a 3, em Maceió, no Estádio Severiano Gomes Filho, na Pajuçara, e venceu o segundo duelo, por 1 a 0, em São Januário, gol de Dago.
O CSA tinha João Félix como treinador e eliminou o Vasco no Rio, dia 25 de setembro de 1992, com: Flávio; Raul, Ozéias (Dago), Marcelo Barreto e Carlinhos Marechal (Piti); Mário Xavier, Talvanes, Marcelo Gomes e Chiquinho; Lino e Edson.
E o CRB?
O Galo chegou às oitavas de final em duas ocasiões: 2021, caindo para o Fortaleza, e 2024, quando foi eliminado pelo Atlético-MG.
Mas foi em 2021 que o Galo conseguiu seu maior feito na Copa do Brasil, eliminando o Palmeiras, pela terceira fase, no Allianz Parque, vencendo o segundo jogo no tempo real por 1 a 0 e nos pênaltis, por 4 a 3.
No entanto, em 2020, o Galo chegou à quarta fase da Copa do Brasil, atualmente, quando enfrentou o Juventude, mas o formato da competição era diferente.
No primeiro jogo, vitória dos gaúchos, por 2 a 0. Na volta, o Galo venceu por 1 a 0, mas eliminado no critério do saldo de gols.