publicidade

Projeto de Lei que reconhece o município de Maravilha como a Capital Alagoana da Paleontologia é aprovado na ALE/AL

Na sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas desta quinta-feira (23) o projeto de lei ordinária nº 512/2023, de autoria do deputado Antônio Albuquerque (Republicanos), foi aprovado por unanimidade, o texto reconhece o município de Maravilha como a Capital Alagoana da Paleontologia.

O projeto informa que o Sítio Paleontológico Ovo da Ema se destaca pela presença de pequenas depressões em rochas gnáissicas preenchidas por fluxo de detritos neogênicos e fósseis conhecidos como tanques, com vasto material fóssil de animais pré-históricos nas imediações da cidade.

“A partir de 1997, o paleontólogo Jorge Luiz Lopes começou a se dedicar ao estudo da área e a detectar fragmentos de ossos de animais gigantescos que viveram há mais de 10 mil anos. Vendo a importância do sítio descoberto, Jorge Luiz defendeu sua tese de doutorado sobre a região e, com o apoio da Prefeitura, instalou em Maravilha um museu, para onde levou seus achados composto por esqueletos, em fragmentos grandes e pequenos, de preguiças-gigantes, com quase seis metros de altura, partes de esqueletos de tigres-dentes-de-sabre, toxodontes e mastodontes, todos em excelente condição de estudo e exposição, assim como partes de carapaças de um tatu gigante”. O projeto segue agora para sanção do governador.