publicidade

Educação de São José da Laje se destaca com o excelente resultado do IDEB e supera as metas traçadas pelo MEC/INEP

ENTENDA O QUE É O IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é divulgado a cada dois anos e é gerenciado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O IDEB iniciou em 2007 e, nas áreas de Linguagens (Língua Portuguesa) e de Matemática, tem o objetivo de verificar, por meio de avaliações externas, o desempenho de estudantes da educação básica em escolas públicas brasileiras nas esferas municipal, estadual e nacional.

EDUCAÇÃO LAJENSE, MAIS UMA VEZ, EM DESTAQUE

Desde 2007, a Educação lajense vem se destacando pelo seu compromisso socioeducacional, materializado, ao longo dos anos, pelos números de destaque que vem obtendo regional, estadual e nacionalmente quanto ao IDEB, entre outros tantos prêmios e diversas medalhas de reconhecimento que vem obtendo em esfera nacional.
Em 2021, mais uma vez, a meta foi superada para os anos iniciais, que foi projetada em 5,3 e superada com 7,4; e para os anos finais projetada para 4,8 e atingida com 6,2 na consolidação de seus resultados.
Neste ano, com base da divulgação dos resultados de 2023 pelo MEC/INEP, a meta nacional traçada para os anos iniciais era de 5,6; e para os anos finais 5,0. Na mesma direção de superação, a Educação lajense se projetou com 8,3 em seus resultados consolidados para os anos iniciais; e com 7,8 para esses mesmos resultados para os anos finais.
A Educação lajense se demarca em 4º lugar nos anos finais entre os 102 municípios alagoanos; em 8º lugar nos anos iniciais entre os 102 municípios alagoanos; e o 4º lugar na Região da Zona da Mata para os anos iniciais e o 3º lugar para os anos finais. Na Zona da Mata, os 7 municípios que integram a 7ª GERE são: Murici, Branquinha, União dos Palmares, Santana do Mundaú, São José da Laje, Ibateguara e Colônia de Leopoldina.
Destaca-se que a Educação lajense, mais uma vez, se supera e mostra o seu compromisso social com a formação de cidadãos e cidadãs lajenses mais preparados/as para o enfrentamento das demandas atuais e a sua inserção social qualitativa, por meio do êxito em seus excelentes indicadores.

A RECEITA DO SUCESSO

Para a Secretária da Educação, professora Glaudes Souza, “o sucesso se dá pelo apoio incondicional dado pela Gestão Municipal e por sempre empreender esforços para inovar no atendimento educacional de nossas escolas. São José da Laje cumpre um grande papel social com todos os seus compromissos em dia e, além disso, promove momentos formativos aos gestores e aos professores municipais, além de estabelecer parcerias com outros órgãos, de diversas esferas. O investimento em atividades extracurriculares para os nossos estudantes, inclusive, em atendimento de educação integral na formação cidadã, é um grande diferencial nosso. De fato, esse destaque regional, estadual e, por extensão, nacionalmente, se dá pelo compromisso com as políticas públicas de investimento maciço, pensando sempre no nosso estudante e na forma como docentes e toda a equipe escolar consideram esse estudante como um sujeito atuante no mundo. Esses índices conferem à nossa Educação o título, em mais uma edição, de Educação Campeã.” Destaca a Secretária.
Sucessivamente, São José da Laje demonstra que esses avanços têm a ver com um trabalho incansável feito ao longo desses últimos anos na continuidade de uma gestão pensada em prol da qualidade educacional, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental, contando com programas e projetos que visam à educação, de fato, como marco de contribuição para uma formação mais bem alicerçada na cidadania. Todos estão de parabéns pelo trabalho de extremo compromisso e de elevação social que têm feito.