Maceió tem caminhado a passos largos pelo mundo afora, sob a direção do prefeito JHC temos alcançado rumos que antes pareciam inimagináveis. Assistir a capital alagoana como destaque em eventos internacionais de grande relevância, tornou-se parte do cotidiano do maceioense,que tem testemunhado o avanço de Maceió na prática. Dessa vez JHC desembarcou em Barcelona, na Espanha,para integrar nossa cidade no hall das cidades inteligentes. Fazemos parte da delegação da Frente Nacional do SmartCity Expo World Congress, o maior evento de cidades inteligentes do planeta, consagrando-nos assim como uma das principais cidades do mundo em termos de referências e boas práticas no ramo de cidades inteligentes e inovação.
“A City Possible funciona a partir da união dos setores público, privado e importantes instituições acadêmicas, como a Universidade de Harvard, e tem como foco o intercâmbio de experiências e conhecimentos ligados ao desenvolvimento de Cidades Inteligentes. A iniciativa tem como parceira acadêmica Havard Tech, e vai atrair investimentos e compartilhar soluções para problemas comuns, deixando a cidade mais eficiente, inclusiva e sustentável.”, pontua o prefeito JHC.
Acontecimentos como esse celebra o constante trabalho desenvolvido por JHC e sua equipe em menos de um ano no comando da prefeitura, o desenvolvimento tem ocorrido de dentro para fora, arrumar a casa tem sido a prioridade do mandatário, para que com maestria possa apresentar Maceió internacionalmente com tudo no seu devido lugar, consequentemente trazendo benefícios à cidade que antes só acompanhávamos na realidade das grandes metrópoles. Maceió está se transformando sob a alçada de quem não governa com rédeas, as perspectiva são as melhores.
Segundo o Secretário de Governança, Antônio Carvalho “Maceió vai conseguir fazer uso de muitas vantagens que a rede traz, dentre elas, a produção de relatórios personalizados para cidade, a cessão de softwares tecnológicos, para questões de cidades inteligentes, a partir do que já é visto como as melhores referências pela rede. Também tem o fato de que a cidade se projeta internacionalmente e passa ter o seu nome veiculado pela Mastercard, e isso também ajuda na atração de pessoas para o turismo.”
As projeções para os novos rumos de Maceió não poderiam ser melhores, o desenvolvimento e a recuperação da capital alagoana tem sido surpreendentes, mesmo em plena crise sanitária, política e econômica conseguimos escalar um verdadeiro Everest com o suporte de um prefeito extremamente comprometido que injetou no seu modelo de gestão modernidade, empatia e visão. Aliás, ser visionário trouxe à Maceió o vulto que estamos conquistando atualmente e através dele poderemos transpor todas as barreiras que temos enfrentado em anos de gestão irresponsável.
Uma questão notável também se dá através da participatividade do cidadão na tomada de decisão e resolução de problemas de Maceió, como líder nato que é,JHC abriu canais para ouvir a população e delegar as tarefas a partir das insatisfações genuínas do cidadão: “Nós temos o programa de inovação aberta, que agora lançou o Portal Desafio MCZ, em que a gente vai ter a sociedade participando a construção de soluções para problemas do cotidiano e, também, um dos serviços oferecidos pela rede é o acesso a relatórios exclusivo, em que a gente não tem que pagar nada mais para ter esses relatórios ligados à dinâmica da cidade, para apoiar a tomada de decisões do prefeito e dos secretários.”, explica o secretário Antônio Carvalho.
Essa conquista atrai resultados cada vez mais satisfatórios e prova que o maceioense apostou bem na escolha de um jovem político com a trajetória de JHC para direcionar a cidade. “A gente fica muito feliz porque foi um trabalho muito sério e estruturado que nós fizemos para que Maceió pudesse se habilitar em programas como esse, que levam soluções inovadoras para pessoas e cidades inteligentes para que a gente possa definitivamente virar a chave. Fiquei muito feliz em ver Maceió estampada no maior evento de cidades inteligentes do mundo. Estamos colocando Maceió no radar, dando visibilidade, e mostrando nossas potencialidades, mostrando que quando se tem vontade política é possível sim ir mais longe. Conversei com o diretor executivo da Harvard Tech que se colocou a disposição para que possamos levar os principais problemas da nossa cidade, para discutirmos soluções inovadoras e criativas e solucionar definitivamente nossos problemas”, pontuou o prefeito JHC.
A luta contra a BRK Ambiental
Mas como dito, a casa tem sido organizada por dentro, essas repercussões são apenas reflexos disto. Mesmo estando fora do país, JHC está ao lado do maceioense quando se trata do descaso que as fornecedoras privatizadas pelo estado tem com a população. Está repercutindo nas redes socais e em toda mídia a falta d’água que perdura por mais de 30 dias na parte alta de Maceió.
Protestos saem de todos os locais, seja na queima de pneus nas ruas pela população ou com vídeos virais que viralizam pedindo socorro diante da displicência da BRK Ambiental, empresa que gere o abastecimento de água atualmente na capital e regiões metropolitanas. O pov tem manifestado seu descontentamento diante do aumento da tarifa de água e do serviço parco prestado pela operadora. JHC, como sempre, não fechou os olhos para isso e já se manifestou quanto as ações que serão tomadas para sanar o problema e não deixar o consumidor onerado.
As medidas se darão ao lado do Procon/AL que tem a tarefa de multar a BRK por cada dia de falta de água nos bairros, além disso, como se vivêssemos na seca do sertão há alguns anos atrás, a medida emergencial é distribuir água através de caminhões-pipa como paliativo. Já era de se esperar que um modelo de concessão irresponsável, como o orquestrado pelo Governo de Alagoas ao entregar o abastecimento hídrico nas mãos de uma empresa privada de maneira obscura, fosse desencadear problemas desta ordem. O descaso anda em paralelo com a briga pelos R$ 1 milhão retidos pelo STF provenientes da outorga, um valor que deveria ser distribuído aos municípios que recebem o serviço, mas que quase fica retido nos cofres do executivo estadual.
JHC tem aliados nessa questão, o senador Rodrigo Cunha (PSDB), o deputado federal Pedro Vilela (PSDB), o deputado estadual Davi Maia (DEM), em união com sua base na câmara estão de mãos dadas para apurar os abusos aplicados pela BRK no estado, não apenas apurando e questionando o aumento absurdo da tarifa, mas também vigiando os abusos e serviço prestado pela empresa.
Como sempre o prefeito de Maceió tem mostrado que está caminhando lado a lado com a população, de mãos dadas para não deixar passar nenhum injustiça com o cidadão que paga seus impostos e sofre nas mãos de gestores descomprometidos e corruptos. Não é por acaso que 77% da população aprova sua gestão, e ações como essa, de bater de frente com o estado em prol do maceioense justificam essa satisfação.