Iniciativa é pioneira no Brasil e garante acesso aos serviços para pessoas com deficiência visual
Comemorado nesta terça-feira (4), o Dia Mundial do Braile ressalta a importância de assegurar formas de inclusão às pessoas com deficiência visual. E, para reforçar e garantir acessibilidade a este público, a Prefeitura de Maceió lançou, em julho de 2021, o Cartão de Vacinação contra a Covid-19 em braile — uma iniciativa pioneira no país.
De acordo com Eunice Amorim, gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 70 pessoas tiveram acesso ao cartão em braile do lançamento até o momento. “Foi uma iniciativa muito nobre da Prefeitura, pois possibilitou a inclusão deste público”, avalia.
Cícera Oliveira da Cruz é presidente da Associação de Cegos de Alagoas e diz que o cartão em braile representa uma conquista para o público com deficiência visual, além de proporcionar autonomia.
“Com o cartão de vacinação convencional, essas pessoas não conseguiam ler o documento e, com isso, precisavam do auxílio de outra pessoa para saber a data da próxima vacinação, por exemplo. Com o cartão de vacinação em braile, elas passaram a ter acesso às informações com mais autonomia”, explica.
Para receber o Cartão de Vacinação contra a Covid-19 em Braile, as pessoas com deficiência visual podem se dirigir até um dos quatro pontos fixos da capital: Maceió Shopping, das 9h às 21h; Terminal de Ônibus do Osman Loureiro (Clima Bom), das 9h às 16h; Papódromo (Vergel), das 9h às 16h; e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), das 9h às 16h. Também é possível receber o cartão na unidade móvel do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na orla de Ponta Verde, das 10h às 17h.
Dia Mundial do Braile
O Dia Mundial do Braile é comemorado em 4 de janeiro e ressalta a importância de assegurar formas de inclusão às pessoas com deficiência visual. Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu a data em homenagem ao aniversário do francês Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual. O método de alfabetização é composto por sinais gravados em relevos, que permitem o registro de letras, números e qualquer outro tipo de símbolo necessário para a comunicação