Unidade é a segunda UPA da Prefeitura de Maceió a obter reconhecimento pela qualidade assistencial
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes teve o selo ONA 1 – Acreditado – homologado pela Organização Nacional de Acreditação. Com isso, a unidade se torna a primeira em Alagoas com o selo ONA 1 e a segunda em Maceió a obter reconhecimento da ONA pela qualidade assistencial. A primeira foi a UPA Trapiche da Barra, que tem o selo ONA 2 – Acreditado Pleno. As duas UPAs são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo Instituto Saúde e Cidadania (Isac) e estão vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.
“A certificação da ONA representa o reconhecimento à qualidade do trabalho desempenhado na UPA. Receber a certificação neste momento de atenção máxima aos serviços públicos de saúde valida também a segurança da assistência que é prestada por esta unidade. A UPA está de portas abertas à comunidade do Benedito Bentes e região, prestando atendimento 24 horas. Essa conquista reconhece o esforço da Prefeitura de Maceió, em nome do prefeito JHC, para assegurar dignidade e assistência humanizada aos maceioenses”, ressalta a secretária municipal de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.
Como é feita a avaliação?
Com foco na segurança do paciente, a UPA passou por uma avaliação detalhada que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio. A análise foi feita pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) e avaliadores habilitados pela ONA.
De acordo com o superintendente técnico da instituição, Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde por meio da acreditação é o reconhecimento de que ela atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
“A acreditação da UPA Benedito Bentes é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
Para Evane Corbacho, presidente do Isac, organização Social que gerencia a UPA, a conquista do selo é resultado de um trabalho diário baseado na ética, integridade, segurança do paciente, respeito às pessoas, qualidade e humanização do atendimento.
“Nós estamos muito satisfeitos com essa conquista, o que nos motiva ainda mais a alcançarmos a acreditação em excelência nível 2 ou até o nível 3. Nossa equipe continua trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando, primordialmente, a segurança do paciente, qualidade e humanização do atendimento”, diz Evane.
Trajetória
A preparação para a certificação durou pouco mais de dois anos. Desde 2018, a UPA Benedito Bentes vem implantando diversos processos em prol da cultura da segurança do paciente. O processo foi conduzido pela Vital Gestão, empresa de apoio técnico que responde pela área.
Uma das estratégias utilizadas nesse percurso é a UPA Day, um encontro diário entre as equipes, com duração máxima de dez minutos. Durante as reuniões, os participantes pontuam falhas ocorridas no dia anterior e propõem medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência.
Douglas Teixeira, diretor-geral da unidade, afirma que essa cultura organizacional é um dos diferenciais que levaram à conquista.
“Acreditamos que todos os colaboradores devem interagir e entender o que a unidade faz e que a acolhida do usuário é responsabilidade de todos. Tudo isso é desenhado no nosso planejamento estratégico e no mapeamento de riscos. Quando há alguma falha no processo, fazemos a análise crítica e propomos ações corretivas com a participação de todos”, comenta o Douglas.
Ele complementa: “Quando a gente busca a excelência na assistência à saúde, todos ganham. Além de a população receber atendimento de qualidade, seguro e humanizado, os colaboradores têm a vida transformada a partir do reconhecimento da qualidade do nosso trabalho”.
Segundo Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do Isac, essa jornada é contínua. “O processo de acreditação não é o fim, é o meio. A nossa jornada é trazer a alta gestão, alinhar processos, mostrar o que a gente faz e reconhecer os desafios para planejar, executar e chegar onde se quer”, afirma.
Sobre a ONA
A Organização Nacional de Acreditação acredita a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.
Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, assistência domiciliar, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, câmera hiperbárica e serviços oncológicos.
A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação