publicidade

Projeto Brasil Mais Empreendedor é lançado em Maceió para promover a capacitação de jovens

Iniciativa conta com emendas parlamentares do então deputado federal JHC, prefeito de Maceió, autor da Lei do Marco Legal das Startups

Projeto Brasil Mais Empreendedor é lançado em Maceió para promover a capacitação de jovens
Iniciativa deverá formar cerca de 300 jovens em 10 turmas. Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

O projeto Brasil Mais Empreendedor foi lançado nesta segunda-feira (14), durante evento na Associação Comercial, em Jaraguá. A iniciativa é liderada pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió. O projeto tem como um dos principais incentivadores o prefeito JHC, que enquanto deputado federal, destinou emendas parlamentares para o desenvolvimento do programa, além de ser autor da Lei do Marco Legal das Startups.

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, que representou o prefeito no evento, destacou o trabalho realizado por JHC para incentivar o empreendedorismo entre os jovens e explicou que o Brasil Mais Empreendedor tem como fundamentos desenvolver novas competências e trabalhar a ascensão social dos jovens.

Secretário de Assistência Social, Carlos Jorge. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Secretário de Assistência Social, Carlos Jorge. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

“A gente fica vendo a vulnerabilidade da nossa cidade e vemos a Prefeitura de Maceió com outros protagonistas usando estratégias de ascensão social. Vamos continuar nessa sinergia, que é incentivar ainda mais esse programa, potencializando ainda mais os territórios. Ficamos muito felizes com esse projeto. A Secretaria de Assistência Social está à disposição para fazer essa rocha de consolidação. Desejo muito sucesso, porque tem muita luta pela frente”, disse o secretário.

A presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Maria Brasil, explicou que o programa funciona a partir de emendas parlamentares e que o prefeito JHC, enquanto deputado federal, destinou uma de suas emendas para o projeto para que ele pudesse ser viabilizado em Maceió.

“O prefeito JHC é um dos principais atores desse acontecimento e desse impacto que o programa vai gerar aqui em Alagoas. A perspectiva é a formação desses jovens para que façam esse curso e possam abrir os seus negócios com todo suporte necessário. Nós esperamos que tenham mais jovens empreendendo”, explicou

Presidente da Conaje, Maria Brasil. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Presidente da Conaje, Maria Brasil. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A iniciativa deverá formar cerca de 300 jovens, em 10 turmas, que acontecerão no decorrer do ano, e em diferentes localidades da capital alagoana. A primeira turma iniciou a qualificação nesta segunda-feira (14), com 30 empreendedores residentes no bairro do Vergel do Lago.

Os jovens em situação de vulnerabilidade social terão a oportunidade de participar da formação que tem como objetivo principal promover transformações que estimulem a autonomia dos empreendedores iniciais, contribuindo para a melhoria no nível de renda e qualidade de vida dos participantes.

Desde abril de 2019, a Conaje tem impactado a vida de jovens de 16 a 39 anos, em situação de vulnerabilidade social, por meio do Programa Brasil Mais Empreendedor.

Jovens empreendedores

A presidente do Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) em Maceió, Fabiana Farias, falou que o projeto dará mais autonomia para os jovens.

“Esse projeto é idealizado pela Conaje e estamos fazendo a execução aqui em Alagoas. Estamos profissionalizando jovens em vulnerabilidade que já empreendem ou pretendem empreender e que têm o empreendedorismo como necessidade. E aqui, vamos fazer com que eles saibam lidar com as finanças e fazer planejamento”, explicou.

Morgana Lourenço é uma das jovens que está participando do curso e conta que está com expectativas positivas para aprender sobre empreendedorismo.

Morgana Lourenço é uma das alunas e conta que está com boas expectativas no curso. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Morgana Lourenço é uma das alunas e conta que está com boas expectativas no curso. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

“Estou animada com o curso, sempre tive o sonho de trabalhar com comida, e sempre fiquei com medo de vender, mas há dois meses perdi o medo e comecei a vender meus produtos. Fiquei sabendo do curso e estou na expectativa de aprender sobre tudo, porque não tenho noção de empreendedorismo, mas esse curso vai me ajudar”, contou.

Marco das Startups

A Lei do Marco Legal das Startups, de autoria do então deputado federal JHC, traz a definição de startups e estabelece os princípios e as diretrizes para a atuação da administração pública no setor. Também prevê medidas de fomento ao ambiente de negócios e ao aumento da oferta de capital para investimentos em empreendedorismo inovador. Traz ainda normas sobre licitação e contratação de soluções inovadoras pela administração pública.