publicidade

Pesquisar

Trabalho preventivo evita que 600 toneladas de lixo cheguem às praias de Maceió

Capa-matéria-resíduos

Comparativo do volume de lixo retirado das praias em 2021 e 2022 mostra redução de 66,5%

O cenário da areia da praia coberta por lixo após as chuvas tem sido combatido. As ações de prevenção da Prefeitura de Maceió reduziram o quantitativo de lixo em 66,5% entre 2021 e 2022. O trabalho também evitou que 340 toneladas de lixo chegassem ao Riacho Salgadinho. 

Entre janeiro e março de 2021, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) retirou 897,4 toneladas de lixo da areia da praia. Já durante o mesmo período em 2022, as equipes recolheram 300,7 toneladas. Ou seja, houve uma redução de 66,5%, o que significa que 596,7 toneladas de resíduos deixaram de chegar à praia. Os resíduos são provenientes de descarte irregular e arrastados pelas águas pluviais.

Ao considerar que uma caçamba suporta carregar até 18 toneladas de resíduos, pode-se dizer que o trabalho preventivo evitou 34 viagens com uma caçamba para retirar todo lixo que estaria espalhado pela areia da praia. 

As ações preventivas da Prefeitura de Maceió garantiram esse avanço. Uma delas é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). O serviço de limpeza de galerias de águas pluviais segue nos bairros da parte alta e baixa da capital. A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável também implantou de redes de contenção em canais, o que evitou que entulhos da parte alta chegassem em galerias na parte baixa. 

VEJA TAMBÉM