publicidade

Educação realiza palestras e oficinas em unidades escolares sobre o combate ao Aedes Aegypti

Ações começam nesta quinta (7) no CMEI Maria do Socorro, localizado no Poço, e ocorrem toda semana até novembro

Educação realiza palestras e oficinas em unidades escolares sobre o combate ao Aedes Aegypti
Educação promove palestras e oficinas sobre educação ambiental. Foto: Pedro Farias/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta quinta-feira (7), um ciclo de palestras e oficinas com temáticas socioambientais e de prevenção à saúde. As atividades pedagógicas ocorrem nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), nos períodos da manhã e da tarde, conforme os direcionamentos de cada unidade. O projeto ‘Escola Alerta’ tem o objetivo de realizar ações educativas e alertar a comunidade escolar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

O trabalho acontece em duas etapas. A primeira compreende a realização de visitas técnicas às escolas, uma vez por semana, com os agentes de endemias da Prefeitura de Maceió. A segunda etapa abrange a realização de oficinas de educação ambiental e sustentabilidade, conduzidas na semana seguinte.

As ações são direcionadas aos funcionários ou servidores das unidades municipais de ensino e também aos alunos. As palestras educativas terão como tema o combate às doenças transmitidas pelo mosquito como dengue, chikungunya e zika.

Técnica pedagógica, Cristiane Rodrigues. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed
Técnica pedagógica, Cristiane Rodrigues. Foto: Jamerson Soares (estagiário)/Ascom Semed

A técnica pedagógica do setor de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed e coordenadora do projeto, Cristiane Rodrigues, informou que nesta quinta (7) serão levadas quatro oficinas para 13 unidades escolares. Algumas escolas ficam próximas aos bairros onde o projeto Renasce Salgadinho atende, a exemplo da Ponta Verde, Poço, Jaraguá, entre outros.

“A gente chega nos pequenos de uma outra forma. Levamos o alerta e eles prestam muito atenção nessas questões, que são repassadas em casa, para a família. É importante que seja uma ação contínua e que a escola continue desenvolvendo ações pedagógicas ao longo do ano. Até porque o combate ao Aedes é permanente”, disse Cristiane.

Além das palestras, serão realizadas exposição de insetos e oficinas de construção de brinquedos com materiais recicláveis.

Também participam do Escola Alerta as equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A previsão é que o projeto seja finalizado em novembro deste ano.

Cronograma de abril

07/04 – Oficinas e palestras – CMEI Maria do Socorro, Poço

13/04 – Visita técnica – Escola Municipal Higino Belo, Farol

20/04 – Oficinas e palestras – Escola Municipal Higino Belo

27/04 – Visita técnica – CMEI João Mascarenhas, Pitanguinha

04/05 – Oficinas e palestras – CMEI João Mascarenhas