A linha 601 – Benedito Bentes/Jatiúca (Rota do Mar) completa um ano de funcionamento, com uma transformação no deslocamento dos maceioenses que vivem na parte alta da capital. De acordo com dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já foram realizados 1.636.311 embarques. Ao traçar um comparativo com a população do Benedito Bentes, é como se todos os moradores do bairro fossem transportados de ônibus quinze vezes. Uma história marcada pela inovação e ousadia, sempre com base em uma criteriosa avaliação técnica.
A largada para as operações do novo itinerário começou na estrada ainda de barro. Uma decisão tomada para tirar a população do isolamento territorial causado pela disponibilidade dos coletivos que atendiam o bairro.
A técnica de enfermagem, Jeane Santos, mora no Benedito Bentes e trabalha em Cruz das Almas. Ela relembra como era o percurso realizado antes da linha.
“Antes, a gente demorava muito. A partir do momento que você pensa nos moradores, pensa no tempo que um colaborador gasta pra chegar no trabalho, então você acaba pensando nas pessoas. Pra mim, foi muito positivo e se você compara com outras linhas, a 601 tem mais viagens e saem a cada 10 minutos”, pontuou.
O prefeito JHC relembrou a dificuldade enfrentada pelos moradores, que demoravam em média duas horas para sair do Benedito Bentes e chegar até à Jatiúca. Uma situação constrangedora para ingressar em seus postos de trabalho, ou buscar opções de lazer como praias e shoppings. Com a implantação da linha que percorre a Rota do Mar, em 17 minutos, os usuários chegam ao destino final dos coletivos.
Hoje, com a via asfaltada e devidamente sinalizada para garantir a segurança viária, os moradores do Benedito Bentes vivem um novo momento rumo ao lazer ou trabalho.
“Para melhorar a qualidade de vida da população, determinei uma avaliação minuciosa, para que os maceioenses que vivem no querido ‘Biu’ saíssem desse isolamento, para ganhar tempo no deslocamento e proporcionar mais momentos com a família. Uma gestão focada na transformação da vida das pessoas e na dignidade dos cidadãos”, declarou o prefeito.
Morador do Benedito Bentes, Matheus Gabriel, trabalha em Mangabeiras. O jovem aprendiz destaca a transformação vivenciada por ele todos os dias, com as medidas tomadas pela Prefeitura de Maceió.
“Melhorou bastante, principalmente pra mim que pego ônibus todo dia pra ir trabalhar. Eu pegava o ‘Josepha de Melo, o 048’, e demorava um pouco mais e com o 601 melhorou bastante. Com as mudanças da Feirinha, a gente consegue chegar ainda mais rápido. Antes tinha um congestionamento por conta dos feirantes, mas melhorou bastante”, lembrou.
Sobre a operação da linha
O itinerário da linha 601 – Benedito Bentes/Jatiúca (Rota do Mar) é realizado de modo compartilhado pelas empresas Real Alagoas e Cidade de Maceió, que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).
Uma medida com respaldo legal, tomada com base na melhoria da prestação de serviços para os usuários do transporte público.
“Temos nos empenhado bastante para transformar a realidade do transporte público de Maceió. Seguindo as diretrizes do prefeito JHC, em uma gestão que está ao lado da população sempre ouvindo as demandas e buscando as melhores estratégias para atender as solicitações que chegam até nós”, frisou o superintendente da SMTT, André Costa.
O titular da pasta também destacou uma ferramenta importante para que a população possa contribuir com melhorias para o transporte público. “Como ferramenta de participação cidadã, a SMTT possui um canal direto para o transporte público”, enfatizou.
Para encaminhar dúvidas, solicitações, elogios ou sugestões, o cidadão pode contactar o canal do transporte público da capital, a qualquer horário. É possível encaminhar informações, fotos e vídeos pelo WhatsApp para o número (82) 98134 6858.