publicidade

Prefeitura de Maceió reforça atendimentos em saúde em comunidades vulneráveis

Nesta primeira semana, programa Saúde da Gente beneficia população do Jacintinho, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Reginaldo

Clínica itinerante no Jacintinho voltada para a Saúde da Criança. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Com 120 frentes de trabalho, cinco áreas de atuação e mais de 500 mil pessoas beneficiadas, nesta primeira semana, o programa Saúde da Gente, da Prefeitura de Maceió, garante atendimentos para a população do Jacintinho, Eustáquio Gomes, Graciliano Ramos, Salvador Lyra, Reginaldo e em mais 10 grotas da cidade. Os trabalhos foram iniciados nesta segunda-feira (8).

O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e visa levar assistência, principalmente, para comunidades em vulnerabilidade social de Maceió, em diversos bairros da capital alagoana.

Um desses locais, o bairro do Jacintinho, recebe essa semana uma clínica itinerante voltada para a Saúde Pediátrica. A secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges, visitou a estrutura nesse primeiro dia de funcionamento e destaca os principais serviços oferecidos no local.

“Hoje iniciamos as atividades aqui no Jacintinho e estamos oferecendo todos os serviços da Atenção Básica que normalmente oferecemos nas unidades de saúde voltados para o público infantil. Entre eles temos vacinação infantil de rotina, vacina contra a Covid-19, contra a poliomielite e atualização do cartão vacinal, com a campanha nacional que se inicia hoje. Além disso, a população pode contar com atendimento pediátrico e de enfermagem, oftalmologia, puericultura, encaminhamento para teste do pezinho e da orelhinha para exames nas Unidades de Saúde e orientações para as mães sobre amamentação, alusivas ao Agosto Dourado”, destaca.

Secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges, acompanha os trabalhos no Jacintinho. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Já no Reginaldo (Poço), ficaram concentrados os atendimentos voltados para a Saúde da Mulher. A supervisora da clínica itinerante, Beatriz Souza, ressalta que no local os maceioenses podem contar com uma série de serviços.

“Nesse ponto, as mulheres podem contar com citologia, inserção de DIU, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas de enfermagem e ginecológica, orientações sobre planejamento reprodutivo, pré-natal da mulher e do parceiro, ultrassom, exames laboratoriais, mamografia e encaminhamento para exames mais complexos. Mulheres de todas as faixas etárias, podem ser atendidas no local”, explica a supervisora.

Supervisora da clínica itinerante do Reginaldo, Beatriz Souza. Foto; Victor Vercant/Ascom SMS

O Saúde da Gente conta, ainda, com a frente de Saúde Animal, nos conjuntos residenciais Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Eustáquio Gomes, que ficam na Cidade Universitária. Lá estão sendo oferecidos serviços de consultas, vacinação e demais atendimentos clínicos para animais.

Além disso, a população conta com atendimentos em Saúde Mental, com 40 psicólogos nos oito Distritos Sanitários e o Saúde nas Grotas.

Nesta primeira semana serão atendidos os moradores da Grota da Alegria, Grota do Paud’arco, Grota do Reginaldo, Grota do Arroz, Grota do Moreira, Grota do Cigano, Grota do Estrondo, Grota do Rafael, Grota Novo Horizonte, Grota do PC. Todas estas localidades contam com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.

Os atendimentos do Saúde da Gente funcionam de domingo a domingo, das 8h às 20h e permanecem em cada localidade por um período de sete dias.

Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.