publicidade

Revitalização de feiras e mercados valoriza espaços tradicionais de comércio

Plano de ação da Semtabes melhora infraestrutura dos locais, garantindo dignidade para trabalhadores
Plano de revitalização melhora dia-a-dia de feirantes e clientes (Foto: Céio Junior/Secom Maceió)

Tradicional nos bairros de Maceió, as feiras livres são espaços de comercialização com diversos itens para a freguesia. A Prefeitura de Maceió está levando melhorias estruturais para que os locais continuem ativos na cidade.

O plano de ação de reformas está sendo executado por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que administra mercados públicos, feiras livres, Centro Pesqueiro e shoppings populares.

“É um trabalho constante que estamos fazendo à frente da pasta. É um plano de ação de reformas em geral porque esses locais estavam defasados e estamos revitalizando os equipamentos. A Prefeitura está dando vida aos espaços e queremos usar 100% da capacidade que esses espaços têm”, afirma o titular da Semtabes, Maurício Filho.

Só na Feirinha do Tabuleiro são mais de  200 comerciantes com bancas no local, vendendo frutas, legumes, verduras, cereais, roupas, utensílios domésticos, entre outros. Nos finais de semana é que a procura dos consumidores aumenta. Rômulo Arruda, 47 anos, comercializa há 25 anos no local. Para ele, a valorização destes espaços é essencial.

Rômulo Arruda trabalha há 25 anos na Feira do Tabuleiro. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

“É tradição, do tempo dos nossos avós. A gente precisa do cliente aqui, porque se não for o cliente vim aqui, a gente vai acabar fechando a feirinha. A gente tem constantemente promoção. Hoje mesmo estamos com o tomate a R$1,50. Não tem supermercado nenhum que tenha esse valor. E todo dia chega mercadoria novinha”, afirma o feirante.

As reformas estão ocorrendo no Mercado da Produção e nas feiras do Jacintinho e Tabuleiro. Outras ações de revitalização dos espaços também estão em andamento, como a melhoria de acesso ao Centro Pesqueiro, além de aumentar a capacidade de acessibilidade no Shopping Popular e o projeto conjunto com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para melhorar a acessibilidade no Mercado do Artesanato.

“Estava faltando essa contrapartida para melhorar a vida dos permissionários. Estamos trabalhando e queremos dar dignidade a esses feirantes e aos clientes. Eles não estão mais abandonados. Vamos seguir os investimentos e requalificar esses ambientes. E isso vai trazer os consumidores de volta aos locais tradicionais”, acredita o secretário Maurício Filho.

Feirinha do Tabuleiro possui cerca de 200 feirantes comercializando frutas, legumes e itens diversos. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Com a valorização dos espaços, a moradora do bairro Salvador Lyra, Eliane Silva está indo mais ao Mercado e Feira do Tabuleiro. Ela conta que a qualidade, o preço baixo e as inúmeras opções de produtos, os espaços têm um diferencial. “Eu sempre venho comprar fruta e verdura. É uma benção. Aqui é tudo barato, tem opção de escolha e também qualidade. Eu prefiro a feira porque tem variedade para escolher”, revela Eliane.