publicidade

Pesquisar

Saúde inicia as ações da campanha Outubro Rosa com apresentação do coral Saúde em Canto

Campanha alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama
Saúde inicia as ações da campanha Outubro Rosa com apresentação do coral Saúde em Canto
Outubro Rosa contará com ações durante todo o mês. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) deu início, nesta terça-feira (4), às ações da campanha anual Outubro Rosa, que visa alertar mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as maceioenses para o autocuidado.

A abertura das atividades ocorreu no pátio da SMS e contou com a participação do coral Saúde em Canto, que é composto por servidores da própria SMS. Além disso, um varal solidário foi instituído na secretaria para o recebimento de lenços que serão posteriormente doados a instituições que trabalhem com a causa em Maceió.

“Essa é uma ação que nós abraçamos todos os meses, mas esse ano foi diferente porque, antes mesmo de iniciar o Outubro Rosa, a Saúde de Maceió abrangeu a assistência às mulheres de Maceió por meio do Saúde da Gente, no qual uma das frentes é a Saúde da Mulher e oferece atendimentos voltados a saúde feminina, além de orientar sobre doenças como o câncer de mama e colo do útero. Por isso, neste mês de outubro, queremos apenas reforçar as ações que estão sendo realizadas na Saúde do município e que seja um mês para nos conscientizarmos e buscarmos a prevenção contra o câncer de mama”, destacou a secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges.

Secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Secretária-adjunta de Gestão em Saúde, Roberta Borges. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A gerente de Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça, ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama por meio do exame de mamografia.

“O câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres, caso não seja diagnosticado precocemente. Ele pode ser uma doença normal, desde que faça o exame e seja detectado de forma precoce, quanto mais precoce, mais chances essa mulher tem de obter a cura. No mês de outubro, nós intensificamos a busca ativa dessas mulheres, que até podem estar com a doença e nem sabem, por meio da mamografia de rastreamento, ações voltadas para o diagnóstico do câncer de mama, o que já é ofertado em nossas unidades de saúde”, afirmou a gerente da Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça.

Gerente da Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Gerente da Saúde da Mulher da SMS, Suzângela Mendonça. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

“Todos os meses deveríamos pensar na prevenção do câncer de mama. Mas temos um mês para intensificar essas ações preventivas. Hoje estamos iniciando as atividades para que possamos sensibilizar as mulheres a buscarem nas unidades de saúde a prevenção por meio do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama”, reforçou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo.

Diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Outubro Rosa contará com ações, durante todo o mês, nas unidades de saúde da capital. Atividades educativas, realização de consultas e exames estão entre as ações que serão desenvolvidas nos locais. A abertura oficial da campanha em Maceió acontecerá nesta quarta-feira (5), com a realização de um Culto Ecumênico na Capela de Jaraguá.

A campanha

O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade por esse tipo de câncer.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

VEJA TAMBÉM