publicidade

Pesquisar

3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes será realizado no Educar é massa

Evento educaional vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro de 2022 na fábrica de eventos no bairro histórico de Jaraguá
3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes será realizado no Educar é massa
Simpósio vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro, na fábrica de eventos no bairro Jaraguá
Dentro da programação do Educar é Massa, que acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, no bairro de Jaraguá, dentro do espaço da fábrica de eventos, será realizado o 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes – III SISPD.

O simpósio é organizado pela Secretária de Educação de Maceió (Semed), sendo uma iniciativa da coordenadoria-geral de Centros e Núcleos, por meio do Centro Municipal de Formação, e tem como objetivo central difundir as práticas pedagógicas exitosas, desenvolvidas nas unidades de ensino da rede, bem como, fomentar nos profissionais da Educação, o estímulo à pesquisa e à produção de conhecimento na Educação Básica. Em sua 3ª edição  o SISPD deste ano traz como tema “Formação, Pesquisa e Inovação”.

Durante o evento serão realizadas mesas redondas, com discussões acerca da importância dos processos formativos para o fazer docente; exposição de banners e comunicações orais, onde docentes e demais profissionais de educação da rede apresentarão suas experiências.

A grande novidade desta edução do  simpósio é que  os trabalhos apresentados durante o evento serão publicados em uma edição especial da revista eletrônica Saberes Docentes em Ação, que será lançada no início de janeiro de 2023.

A coordenadora do Centro De Formação, Regina Buarque, destacou a importância do simpósio e do alcance que a educação de Maceió pode ter através do evento.

“O simpósio vai permitir que as práticas exitosas na docência possam ganhar o mundo, através da exposição no evento, estimulando os docentes a continuarem desenvolvendo boas práticas no ‘chão da escola’, bem como, estimulando outros profissionais a fazer o mesmo”, afirmou.

Coordenadora do Centro De Formação, Regina Buarque. Foto: cortesia
Coordenadora do Centro De Formação, Regina Buarque. Foto: cortesia

“O evento também visa mostrar que o professor da educação básica também pesquisa e  produz conhecimento. Por isso, vamos juntar todos os trabalhos apresentados e  publicá-los em uma edição da revista eletrônica Saberes Docentes em Ação. Revista essa que tem alcance internacional e vai levar a educação de Maceió a ser difundida lá fora”, concluiu a coordenadora.

Para participar do 3º Simpósio Institucional de Saberes e Práticas Docentes e submeter os trabalhos, os interessados devem acessar o link:

https://doity.com.br/iii-simposio-institucional-de-saberes-e-praticas-docentes-formacao-pesquisa-e-inovacao–sispd

Programação 

Dia 22 de Novembro – terça-feira

9h – Abertura geral

10h30 – Abertura do III SISPD – Armazém usina – Jaraguá

Mesa redonda: Professor-pesquisador e a formação de sujeitos com olhares investigativos

Palestrantes: Prof. Dr. Elton Fireman (CEDU/UFAL)

Prof. Dr. Aleilson Rodrigues (ICBS/UFAL)

13h30 – Comunicação Oral e Exposição de Banners – três salas – ARMAZÉM USINA

17h – Encerramento

Dia 23 de Novembro – Quarta-feira

8h30min –

SALA 1 – DO PIBID AO PRP: TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS E FORMATIVAS

Prof. Dr. David de Oliveira (CESMAC)

SALA 2- FORMAÇÃO DE PROFESSOR: O pibid como ação

Profa. Dra. Maria Edna Porangaba do Nascimento (UNEAL)

SALA 3 –  FORMAÇÃO DE PROFESSOR: o olhar na prática pedagógica

Profa. Dra. Regina Brasileiro (IFAL)

9h30 às 12h30 – COMUNICAÇÃO ORAL  e Exposição de Banners

VEJA TAMBÉM