Programa já habilitou cerca 500 motoristas maceioenses
Neste mês de dezembro, o programa CNH Social completou um ano de existência e vem dando oportunidades no mercado de trabalho a centenas de maceioenses com a primeira carteira de motorista. Neste primeiro ano de execução do programa, cerca de 500 pessoas já foram aprovadas no processo e já estão com a sua habilitação na mão.
O programa CNH Social, é um dos mais procurados da Prefeitura de Maceió. Foram ofertadas nesse primeiro ano, um total 2437 vagas. O processo para aquisição da Carteira Nacional de Habilitação é longo com exame médico e psicotécnico, aulas teóricas na autoescola, exame teórico, aulas práticas no veículo e exame direção, mas a cada mês o programa tem novos habilitados.
O objetivo do programa é facilitar a conquista de uma vaga no mercado trabalho com a CNH, nas vagas de motorista, entregador ou motorista por aplicativo, mototaxista ou transportador, entre outras profissões.
Leandro Santos, 24 anos, trabalha com entregas, foi aluno do programa e conta a experiência. “Foi a melhor coisa que me aconteceu. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai abrir portas para mais oportunidades de emprego, e assim, irá facilitar a minha vida. A maioria dos empregos querem a CNH de categoria A ou B, esse é um diferencial no currículo”, disse Leandro.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Moacir Teófilo, a missão do programa CNH Social é gerar novas oportunidades e mudar vidas. “É muito gratificante ver nossa população aderindo e participando desse projeto da gestão JHC”, destacou Moacir.
O programa
O Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), é responsável por organizar e orientar os alunos nas etapas para aquisição da carteira de motorista.
O programa também oferece transporte com o cartão Vamu da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que custeia o embarque nos ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) e garante o acesso dos alunos às autoescolas.