Gestor da capital acompanhou as ações contínuas para iluminação em regiões importantes
“Teremos toda a avenida de acesso ao Vergel, de uma ponta a outra, com iluminação em LED. São 6 quilômetros, fazendo toda a nossa orla lagunar com essa nova tecnologia, que traz mais qualidade de vida, diminui também o consumo e a cidade e a população saem ganhando. Primeiro iniciamos na orla lagunar para depois começarmos na orla marítima, que vai da Pajuçara até Jacarecica”, informou o prefeito durante a vistoria.
As visitas do prefeito ao Vergel e a orla marítima, na região da Ponta Verde, foram acompanhadas pela superintendente de Iluminação de Maceió, Camila Porciúncula. No Vergel, por exemplo, o gestor da capital alagoana ouviu do trabalhador Isac Neves que a região passa por uma transformação social nunca antes vista. “Você mudou o Vergel. Nunca tínhamos pensado em ter tudo isso por aqui. O nosso muito obrigado, prefeito”, disse o trabalhador.
No Vergel, a Prefeitura executa obras para trocar as luminárias da Avenida Senador Rui Palmeira, a via principal da orla lagunar, que agora será totalmente em LED. Ao todo serão instaladas 196 luminárias em LED, com 220W de potência. A requalificação vai contemplar 6 km da via, do trecho entre o balanço até o Papódromo. A obra tem previsão para ser finalizada ainda este ano.
Para Catiucia Carla, moradora do Vergel há 10 anos, o cuidado da Prefeitura com a região fez com que ela enxergasse a comunidade de outra forma. “Eu era do trabalho para casa, não tinha prazer em sair de casa. Hoje tenho prazer em sair de casa, orgulho em falar para as pessoas que morto em frente ao Parque da Lagoa”, disse.
Novo LED na orla – Já na orla marítima, as novas luminárias, que agora serão mais tecnológicas e com melhor potencial energético, vão representar uma economia de aproximadamente R$ 42 mil por mês na despesa de energia elétrica do Município.
A requalificação vai contemplar o trecho entre Pajuçara e Jacarecica, com a colocação de 1.200 luminárias de três potências diferentes. Camila Porciúncula, superintendente de Iluminação de Maceió, ressalta que a obra representa um ganho sem precedentes na iluminação efetiva da cidade. A renovação da estrutura na orla tem expectativa útil de vida, isto é, validade, de 18 anos.
“Com esses novos equipamentos, teremos ainda uma diminuição da quantidade de pontos, reduzindo o custo mensal da manutenção, o que é muito bom para os cofres públicos, uma vez que esses recursos poderão ser destinados para obras de iluminação em outras áreas da cidade”, acrescentou.
As luminárias retiradas da orla serão reaproveitadas em outras áreas da cidade que comportem o mesmo tipo de equipamento. As áreas serão definidas a partir de estudos luminotécnicos da Sima.