publicidade

Pesquisar

Prefeitura de Maceió inicia implantação de Estação Elevatória no Vale do Reginaldo

Intervenções fazem parte do projeto Renasce Salgadinho
Prefeitura de Maceió inicia implantação de Estação Elevatória no Vale do Reginaldo
Intervenções fazem parte do projeto Renasce Salgadinho. Foto: Júnior Bertoldo/Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió iniciou a implantação da primeira Estação Elevatória, que faz parte do Projeto Renasce Salgadinho, no Vale do Reginaldo, no bairro Poço. O equipamento tem como principal objetivo bombear todos efluentes, através da tubulação, até o emissário submarino, no bairro Prado.

Neste primeiro momento, a equipe operacional está executando a implantação das colunas DSM, que são compostas de concreto e irão garantir a estabilidade do solo, evitando assim, com que problemas futuros, como erosões, sejam registrados. Ao longo da obra, outras intervenções serão desenvolvidas, até que o equipamento seja completamente instalado.

“Com as colunas DSM concluídas, iremos ter mais segurança para iniciar outras interações, e assim, concluirmos a implantação da Estação Elevatória do Vale do Reginaldo, que no projeto acaba sendo popularmente conhecida como a ‘central’, pois todo o esgoto, seja do Águas Férreas, lá de Cruz das Almas, ou até mesmo do Pau D’arco, será encaminhado para esse equipamento, e em seguida destinado ao emissário. Além dessa, outras estações que também fazem parte do projeto também serão implantadas”, informou a coordenadora executiva da Unidade Gestora do Programa (UGP), Lavínia Tenório.

Renasce Salgadinho

O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional.

VEJA TAMBÉM