publicidade

Assistência Social credencia líderes comunitários de Maceió para capacitação

São esperados cerca de 300 líderes e representantes de entidades beneficentes de todos os bairros
Assistência Social credencia líderes comunitários de Maceió para capacitação
Líderes que já se cadastraram podem procurar a sede da Semas até a quarta (8). Foto: Ascom Semas
Cerca de 300 líderes comunitários e presidentes de entidades beneficentes que atuam nos bairros de Maceió são esperados na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Poço, até a quarta-feira (8), para que sejam credenciados para uma capacitação no dia 9.

O encontro vai ocorrer no Hotel Ritz Lagoa da Anta, das 8h às 18h. Na ocasião, secretários municipais e diretores da Semas irão apresentar o funcionamento de suas respectivas pastas e diretorias, quais serviços prestam à população e como as lideranças podem estreitar o diálogo com o Município e, com isso, beneficiar as comunidades que representam.

O secretário de Assistência Social, Claydson Moura, ressaltou a importância de trazer os líderes e as entidades para perto do Município.

“A Prefeitura de Maceió vai conseguir conhecer de perto as demandas da população e prestar um serviço mais efetivo, de acordo com as necessidades dos moradores das grotas e das comunidades da periferia. Maceió tem mais de 100 grotas e o Município quer estar presente em todas elas, quer estar presente também nos bairros, e onde houver carências da nossa população”, pontuou.

Também faz parte da programação, uma palestra sobre como regularizar a associação ou entidade, como receber recursos municipais e como participar do programa Aposentadoria da Gente, que auxiliará pessoas de baixa renda a conseguirem se aposentar.

Entre as lideranças que já realizaram o credenciamento está o presidente do Centro Cultural e Educacional do Benedito Bentes, Teovan Omena Souza. A entidade atua com públicos de todas as idades, com foco nas crianças e jovens, para promover inclusão social através da cultura e do esporte.

Por meio da rede social da Prefeitura, ele soube da inscrição para líderes comunitários e se cadastrou com o objetivo de se aproximar da gestão municipal e ter a oportunidade de levar ideias de ações sociais.

“Eu acho de grande valia termos uma intimidade maior com o órgão gestor, para que possamos contribuir democraticamente, com as nossas ideias e com nossos projetos nas comunidades. É uma iniciativa necessária e promissora, para que possamos discutir um projeto para a cidade como um todo, em todas as áreas, principalmente, na questão social”, comemora.

Antônio Márcio, líder comunitário da Grota Givaldo Carimbão, no Benedito Bentes, também foi credenciado para a capacitação e espera a partir da iniciativa melhorar o atendimento às demandas dos moradores da região.

“Nossas dificuldades são os acessos à grota, as vagas em creche e todas as demandas do cotidiano de quem vive nas grotas. Nós da periferia estávamos sentindo falta desse acompanhamento, por isso parabenizo o prefeito e o secretário por terem lembrado que a parte alta existe, infelizmente os governos anteriores não davam muita atenção”, diz.

A Grota do Carimbão é uma das que está recebendo o programa Brota na Grota durante esta semana. Até o dia 9, a comunidade recebe serviços da Secretaria de Saúde, da Fundação de Ação Cultural e da Superintendência de Transporte e Trânsito.

Credenciamento

Para realizar o credenciamento para a capacitação, a liderança comunitária precisa ter feito a inscrição antecipada e levar documento com foto até o auditório da Semas, onde receberá seu crachá para o evento.