Foram retiradas 78 toneladas de lixo em 800 metros de galeria
Até esta terça-feira (14), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) já realizaram a limpeza em mais de 800 metros de galeria, sendo retiradas 78 toneladas de lixo e raízes de árvores, com capacidade para encher três caçambas. A previsão de duração dos serviços é de 45 dias, ao longo dos 2 km de galeria existente no canteiro central da avenida.
A Seminfra iniciou no dia 1º de fevereiro um trabalho minucioso para a retirada de entulhos e raízes de árvores de dentro do sistema de drenagem do local, que por conta do descarte irregular se transforma em um ponto crônico de alagamento no período de chuva.
O coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, explica que para a realização da limpeza total da galeria na Amélia Rosa, o órgão conta com o suporte manual dos trabalhadores para serrar as raízes, em conjunto com os caminhões de hidrojato.
“Em anos anteriores era feita a limpeza da caixa e jateavam a tubulação com a finalidade dela escoar um pouco. Assim, a galeria fazia o escoamento de 20 a 25% de sua capacidade. Agora, a gente realiza um serviço completo em que as tubulações estão ficando 100% limpas e, consequentemente, com funcionamento original delas”, afirma Gabriel Rodas.