Espaço foi inaugurado nessa quinta-feira (2), levando sociabilidade, lazer e qualidade de vida à comunidade
Saiba mais – Prefeito JHC entrega Praça Eurico de Mendonça Fernandes e garante lazer para mais de 20 mil pessoas
É o caso da estudante do ensino médio Sara Vitória, de 16 anos. Ela passou a frequentar o equipamento público quando começou a perceber a transformação do local. Sara estuda em uma escola próxima à praça e, agora, após as aulas, costuma ir com as colegas de turma para conversar, jogar jogos de carta no gramado e se distrair.
“Antes só tinha um lugarzinho para sentar. Não era tão organizado, não tinha muita gente porque era esquisito, mas agora está bem melhor”, descreve a estudante. Ela conta que, no decorrer do avanço das obras, quando as mudanças já começavam a ser perceptíveis, a praça começou a encher de gente.
“Aqui começou a ficar cheio. Crianças, idosos, dá para ver que mudou bastante. Quando eu vim aqui da última vez, a praça estava mais ou menos pronta, a comunidade toda estava aqui. Eu não moro por aqui, mas eu passei a vir porque a praça está mais bonita”, expõe a adolescente. Ela afirma ainda que antes da construção da praça Eurico, ela frequentava outro espaço público, devido à sensação de insegurança que o local transmitia.
Quem contempla a transformação é a Luzinete Santos, que tem 80 anos. Ela mora há 20 anos em uma rua próxima à Praça Eurico Mendonça e não esconde a satisfação de ver o ambiente reconstruído.
“Cheguei aqui e contemplei”, diz Luzinete, risonha, ao retornar a praça e a ver pronta para receber a população. “Aqui antes era maltrata, não tinha nada de benfeitoria, só via mato e carros estacionados aqui dentro. Aqui é uma praça tão grande, sempre pensei que podia ser reformada, fazer alguma coisa para a gente vir, passear, se distrair, e nada acontecia”, relata, que acrescenta:
“Achei que o prefeito fez muito bem. Porque tem tantos que prometiam fazer, fazer aquilo e nada faziam. Só promessas e de promessas estamos cansados. Dessa vez não prometeram nada, mas fizeram”, afirma Luzinete.
Luzinete e Sara são uns dos 20.000 habitantes contemplados com a praça Eurico Mendonça. As obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) substituíram o ferro-velho e mato por uma limpeza geral do ambiente. Em seguida, foram instalados paisagismo com área verde e jardins, espaço infantil, academia ao ar livre, espaços de jogos, e até um cachorródromo.
A Prefeitura de Maceió investiu R$ 308 mil na reforma da praça com recursos próprios.
“As praças são instrumentos importantes para a transformação da realidade de um bairro, de uma comunidade. São nelas que a população interage, cria vínculos, constrói momentos de lazer. Por isso a Prefeitura de Maceió tem investido nesses espaços públicos, que tem como consequência a redução da sensação de insegurança na população, já que muitas vezes, antes de serem revitalizadas, as localidades eram propícias a atos de violência pela falta de cuidados e pelo ambiente pouco hospitaleiro”, expõe o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima.