publicidade

Centros de Atenção Psicossocial fazem festas juninas para usuários e familiares

Comemorações promovem independência, elevam a autoestima, geram bem-estar e contribuem para a evolução terapêutica
Centros de Atenção Psicossocial fazem festas juninas para usuários e familiares
Usuários produziram os figurinos para a festividade. Foto: Cortesia
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) II Dr. Rostan Silvestre, localizado na Jatiúca, e o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, na Serraria, realizaram na última quarta-feira (21), em suas sedes, festas juninas que reuniram usuários, familiares e funcionários.

Preparadas com antecedência, as comemorações alusivas ao dia São João envolveram os frequentadores assistidos nos dois centros em atividades como a confecção de adereços, decoração e figurinos. A promoção foi do Núcleo de Reabilitação Psicossocial, Cultural e Economia Solidária da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).

No Caps Dr. Rostan Silvestre, como uma forma terapêutica, durante a semana, usuários produziram figurinos e acessórios artesanais para a festa junina na unidade. Além disso, eles ensaiaram para dançar quadrilha e ajudaram na decoração do local.

Segundo a diretora da unidade, Sheila Cristina, esse tipo de ação proporciona aos usuários bem-estar e autonomia, desenvolve a criatividade e diminui o estresse emocional. “Essas ações lúdicas despertam felicidade e entusiasmo, além de humanizar e aproximar cada vez mais a saúde e bem-estar emocional de todos os envolvidos e também desperta autoestima e independência”, destaca.

Os profissionais do Caps Rostan Silvestre reforçam que a participação e o trabalho colaborativo na preparação do evento e sua execução aproximam, humanizam e geram sensação de pertencimento. Consequentemente, melhoram a autoestima e contribuem para a memória afetiva e a saúde emocional e psicológica.

A festa foi muito animada e teve dança, apresentação de quadrilha, distribuição de acessórios produzidos pelos próprios usuários, votação para rainha e rei do milho e lanche coletivo.

Caps Infantojuvenil

O Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira também envolveu as crianças e adolescentes atendidos na unidade na organização da festa, que teve a participação dos familiares. No evento, foram realizadas atividades interativas com os usuários assistidos e funcionários. A festa teve muita música, dança e comidas típicas.

Segundo a diretora da unidade, Thyone Assunção, festas como essa celebram a evolução terapêutica dos usuários e colaboram para sua saúde emocional e afetiva. “São momentos como esses que fazem eles se sentirem importantes, ao colaborar na produção de cada item para a festa e vivenciar juntos todos momentos de alegria e aproximação. Isso ajuda muito para o bem-estar”, destaca.