publicidade

Desenvolvimento Social define ações em prol da população em situação de rua

Meses de julho e agosto terão programação especial voltada ao fortalecimento do atendimento que já é oferecido
Desenvolvimento Social define ações em prol da população em situação de rua
Secretário Fernando Davino se reuniu com representantes do Comitê Intersetorial. Foto: Ascom Semdes
Representantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino,  para alinhar ações e projetos para execução do plano municipal.

Nos meses de julho e agosto acontecerão ações do  Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS), para localizar  e cadastrar pessoas na  base do  Cadastro Único (CadÚNICO),  nos bairros do Centro e no Benedito Bentes, a fim de garantir o acesso desse público a programas sociais do governo federal.  Uma grande ação com vários serviços também será organizada para comemorar o  Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado no dia 19 de agosto.

Segundo Davino é muito importante organizar ações como essas  para que a população em situação de rua tenha um acesso mais rápido aos seus direitos. “Essa interlocução com o Comitê Intersetorial é uma forma de estarmos atentos as demandas e para nos  articulamos com outras secretarias para que esses direitos sejam garantidos na integra”, destacou.

O representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua,   Rafael Machado, esteve presente e falou da importância dessas ações. “Essas ações que estão sendo programadas são de grande importância, para trabalhar os vínculos  e promover a cidadania para a população em situação de rua. Ficamos contentes em poder dialogar com o novo gestor, para avanços na política de inclusão da população em situação de rua”, explicou.

O Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua  é formado pelas Secretarias Municipais de Governo (SMG), Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Saúde (SMS), Educação (Semed), Esporte e Lazer, e Trabalho e Emprego (Semtes) e representantes da sociedade civil.