Ação consiste em realizar o plantio de árvores frutíferas em locais mapeados pela Alurb que necessitam de arborização
A localidade escolhida para a primeira fase do projeto compreende residenciais do Benedito Bentes e da Cidade Universitária. Ao todo, já foram plantadas mais de 160 mudas de árvores, sendo algumas frutíferas, como acerola, pitanga, jambo branco e graviola, em canteiros e espaços públicos da região. Devido à logística, as equipes estão separando o plantio por etapas. Esta, que será reiniciada no início de julho, deve ser concluída no decorrer do ano, totalizando mais de mil árvores.
A diretora de arborização da Alurb, Karine Gabriela, justificou a escolha do residencial como primeiro local atendido pelo projeto. “A Prefeitura de Maceió realizou a entrega de alguns residenciais e espaços públicos em geral e, nestas áreas, localizamos diversos locais apropriados para a arborização, que podem ser embelezados por árvores nativas e frutíferas, gerando retorno para os moradores”, disse.
Ela ainda enfatizou, os benefícios de arborizar a capital alagoana. “Queremos deixar nossa capital ainda mais verde. As árvores trazem benefícios ambientais e sociais, e por isso queremos fazer de forma organizada, evitando problemas futuros, como plantios inadequados”, revelou.
Além de visitar locais para o projeto, os servidores da Alurb também fizeram a fiscalização de áreas que receberam plantios de compensação, estabelecidos pela autarquia, através da Coletânea da Legislação Ambiental de Maceió, e aplicados quando uma empresa necessita suprimir exemplares para realizar alguma obra.
O coordenador de arborização, Rosivan Mendes, explica a importância dessa vistoria. “As empresas têm que cumprir com o planejado e, caso não sigam o acordo, compensando as árvores que foram suprimidas, são autuadas e fiscalizadas até que se adequem ao que foi arquitetado”, pontuou.
Mendes também destacou que o não cumprimento é passível de punição. “Ao não seguir o termo de compensação, o solicitante será multado por dia de não cumprimento do estabelecido”, alertou.
Outra atividade realizada, finalizando a manhã desta terça-feira, foi a verificação da saúde de três Palmeiras da espécie Imperial Mirim (nome científico, Arecastrum romanzoffianum), que foram transplantadas da Avenida Fernandes Lima para um canteiro no bairro Jaraguá.