Constam do documento dados sobre ações desenvolvidas, recursos investidos e indicadores de melhoria da assistência à população
O relatório apresentado é um importante instrumento de monitoramento e acompanhamento das políticas de saúde, contendo o montante de recursos aplicados no período em cada área técnica, as auditorias realizadas nos serviços de saúde conveniados e a execução da programação anual de saúde.
Sônia Moura, Diretora de Gestão e Planejamento em Saúde da SMS, apresentou a prestação de contas aos conselheiros e representantes das áreas técnicas da SMS e destacou os avanços alcançados pela gestão.
“No 1º quadrimestre de 2023 podemos destacar o reordenamento da Atenção Primária com 70% das metas alcançadas, a implantação de 100% da Rede Cegonha, aprimoramento da Atenção Especializada Ambulatorial e Hospitalar com 100% e operacionalização da rede de crônicas com 75% das metas cumpridas”, afirma.
Durante a apresentação relativa ao 1º quadrimestre de 2023 também tiveram destaque os indicadores de proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV, as ações de Brota na Grota, Saúde da Gente, Corujão da Saúde, capacitações para áreas técnicas e serviço de Saúde Bucal funcionando em 77 unidades com atendimento odontológico e manutenções prediais de Unidades de Saúde por meio da gestão compartilhada.
Ao final da apresentação, foi facultada a palavra para os Conselheiros de Saúde para que fossem feitas perguntas aos membros da mesa com o intuito de sanar dúvidas e para que sejam pensadas estratégias para melhorar cada vez mais o acesso aos serviços de saúde.