publicidade

Pesquisar

Gratuidade em transporte e outros benefícios garantem direitos dos idosos

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Prefeitura de Maceió reforça compromisso com população que passou dos 60 anos
Gratuidade em transporte e outros benefícios garantem direitos dos idosos
Prefeitura oferece embarque gratuito nos ônibus da capital entre outros serviços Foto: Idalécio Lucas/Ascom SMTT
No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, lembrado neste dia 15 de junho, a Prefeitura de Maceió demonstra seu compromisso com a qualidade de vida dos idosos através de investimentos significativos em programas e políticas específicas. Reconhecendo os desafios enfrentados e a importância de promover um ambiente seguro e saudável para essa parcela da população, a administração municipal implementa medidas que visam garantir bem estar e qualidade de vida para quem é idoso e vive em Maceió.

A gratuidade no transporte público municipal é dos benefícios garantidos por lei e oferecidos pela Prefeitura de Maceió. Para ter acesso, os maceioenses com idade igual ou superior a 65 anos precisam do Cartão Vamu Sênior. O documento é emitido pela Vamu Mobilidade, localizada na Rua Buarque de Macedo, no Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Para fazer o cartão é necessário apresentar RG, CPF e um comprovante de residência (em Maceió) com no máximo três meses de emissão.

O Cartão do Idoso, emitido através da Secretaria de Assistência Social (Semas), é o Cartão do Idoso, oferece acesso gratuito a passagens intermunicipais ou interestaduais para pessoas acima de 60 anos. Para solicitar o documento, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico). O documento deve ser emitido no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), que funciona na Rua Amazonas, Nº 90, no bairro do Prado, em frente à Praça da Faculdade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Dentro do município os idosos também podem emitir um credenciamento para vagas de estacionamento prioritárias. A credencial é emitida gratuitamente pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT). Basta ir a um dos postos de atendimento da DMTT e apresentar o RG, CPF e comprovante de residência da cidade de Maceió, com até três meses de emissão, e realizar o cadastro. O idoso recebe uma credencial que, ao estacionar em uma vaga de estacionamento reservada para idoso, deve ser deixada em local visível dentro do veículo.

VEJA TAMBÉM