Prefeitura da capital é destaque com ações de acessibilidade durante os eventos públicos
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e reforça o compromisso da gestão JHC com a inclusão social e a valorização da diversidade. Além disso, demonstra a preocupação em criar ambientes acolhedores e acessíveis.
O prefeito JHC fala da necessidade de que essa ação se espalhe pelo Brasil. “O fone com redução de ruído deixa o nosso São João ainda mais acessível. É uma tecnologia que garante que pessoas com hipersensibilidade auditiva, a exemplo de TEA, TDAH e TDO aproveitem a festa. Além dele, também temos camarote ou front stage grátis e exclusivo para pessoas com deficiência; e equipes de apoio. Fico feliz, pois todo mundo tem direito a lazer”, pontuou o gestor.
Kliciany Martins, psicóloga clínica especializada em neuropsicologia, ressalta a importância dos fones como ferramenta para promover a inclusão nestes ambientes. “Os fones redutores de ruído são um importante recurso para permitir a inclusão de pessoas com transtorno do processamento sensorial. Uma ação extremamente importante e que deve ser exemplo”, disse.
A secretária da Semuc, Ana Paula Mendes, acompanhou a ação e enfatizou o compromisso da gestão com a inclusão. “Seguimos a orientação do nosso prefeito e estamos comprometidos em tornar Maceió uma cidade inclusiva, onde todos os cidadãos tenham a oportunidade de participar plenamente das atividades sociais. A distribuição dos fones redutores de ruído é um passo significativo para garantir a acessibilidade durante as festas de São João, proporcionando uma experiência mais confortável e prazerosa para aqueles que têm hipersensibilidade auditiva”.