publicidade

Pesquisar

Polo Carlos Moura, no Jaraguá, receberá campanha Coleta Seletiva é Massa

Recolhimento dos materiais recicláveis incrementa a renda dos catadores e reduz o acúmulo de resíduos nos locais do evento
Polo Carlos Moura, no Jaraguá, receberá campanha Coleta Seletiva é Massa
Coleta Seletiva é massa incrementa a renda dos catadores. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió
Após o sucesso nas festas juninas de 2022, quando foram recolhidas mais de sete toneladas de materiais recicláveis, a Campanha Coleta Seletiva é Massa, elaborada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), está presente no São João Massayo… Sol, Mar, Forró 2023. O objetivo é evitar o acúmulo de resíduos e tornar o ambiente de festa limpo e mais confortável, para que o público aproveite da melhor forma as atrações do evento. Além disso, a coleta dos resíduos incrementa a renda dos catadores de recicláveis.

A iniciativa mobiliza cinco cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió: Coopvila, Cooplum, Coopmundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, envolvendo a participação de mais de 100 catadores. O trabalho será concentrado no polo Carlos Moura, em Jaraguá, a partir desta sexta-feira (23), até o dia 29 de junho.

Para o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, a parceria da Prefeitura de Maceió com as cooperativas gera ganhos em vários aspectos.

“Mais uma vez o Município organiza a coleta seletiva dentro da programação oficial dos festejos juninos, e tanto tem a ação social, envolvendo os catadores, como recomenda a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, quanto tem impacto econômico na geração de renda aos cooperados. São mais de 160 famílias envolvidas no processo da coleta seletiva, e essa oportunidade contribui com o desenvolvimento sustentável, geração de renda, aumento de produtividade”, explica.

Os cooperados vão montar uma força-tarefa para fazer o recolhimento de latinhas e outros materiais durante o evento junino. Eles terão disponível uma estrutura com tendas para já realizar a triagem. Além disso, todos estarão identificados com fardamento doado pela Prefeitura de Maceió. Eles contarão com o apoio de 50 garis, por dia, que irão coletar todos os resíduos descartados nos locais de festa e destinar aos catadores.

Após participar de dois grandes eventos da Prefeitura de Maceió, a presidente da Cooprel, Patrícia Ramos, se diz animada para mais uma missão.

“Ano passado teve dia com mais de 100 mil pessoas. Então, isso é uma grande oportunidade para nós que trabalhamos nessa área, pois aumenta nosso faturamento. Este ano estamos com as melhores expectativas possíveis. Espero que seja mais um ano de sucesso”, comemora.

VEJA TAMBÉM