Programação segue até a próxima quinta-feira (29) no palco Água de Cheiro
Para o advogado Tácio Cerqueira, que se deslocou da Jatiúca, com um grupo de amigos, para assistir à programação da primeira noite do polo Fernão Velho, disse que a ideia da Prefeitura de Maceió de criar polos com atrações em diferentes bairros de Maceió é válida, sobretudo com a valorização de artistas locais. “Eu vim aqui para assistir o show do Fidelis, que é um forrozeiro daqui de Maceió, top de linha, e é o motivo principal da nossa presença aqui”, disse.
Também moradora da Jatiúca, Patrícia Carla Barbosa disse ter ido a Fernão Velho com a a expectativa “de curtir o melhor forró de Maceió”. Para ela, as melhores atrações do São João de Maceió na noite desta segunda-feira estavam em Fernão Velho. Perguntada so bre suas atrações preferidas, Patrícia cravou: “Magníficos e Fidelis”.
“Para quem não conhece, Fernão Velho é um lugar maravilhoso. É um lugar isoladinho aqui de Maceió, mas é um lugar aconchegante”, disse Bruno Queiróz, ex-morador que voltou a Fernão Velho para aproveitar a festa e rever os amigos.
Nesta terça-feira (27), será a vez dos artistas, Matheus Moraes, Katia Cilene, Marlus Viana, Luan Estilizado, Jorge de Altinho, Brunin e DJ Léo Bitts subirem ao palco.
Já na quarta-feira (28), Zé de Princesa, Alberto Germano, Rafinha Big Love, Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos, Forró do Muído e Messias Lima estão escalados para fechar a programação do polo Fernão Velho com muita música e diversão.
Inclusão e acessibilidade
A inclusão já é marca do maior São João do litoral do Brasil, promovido pela Prefeitura de Maceió. Em todos os polos, há equipes de apoio para Pessoas com Deficiência (PCD’s), fones redutores de ruídos para pessoas com hipersensibilidade auditiva, sinalização facilitadora, banheiros acessíveis, totens informativos e front stage inclusivo. Além disso, também há disponível uma equipe de intérpretes de Libras em todos os polos do evento e um camarote da acessibilidade no polo Jaraguá.
O acesso democrático às festas juninas é um compromisso da gestão JHC com a movimentação da economia criativa, com a valorização da cultura local e com a qualidade de vida da população. Para garantir o deslocamento do público até os polos, a Prefeitura de Maceió disponibilizou 24 linhas gratuitas com 80 ônibus. Os coletivos são identificados com o letreiro “São João de Maceió”.
“Fizemos questão de garantir uma celebração democrática das festas juninas em Maceió, não somente produzindo uma grande evento gratuito e descentralizado em várias partes da cidade, como também oferecendo condições para que as pessoas possam chegar até o local e curtir a festa. E isso está sendo possível através das linhas de ônibus gratuitas e das ações de acessibilidade que têm promovido mais inclusão social”, destacou o prefeito JHC.
Atendimento médico
Cada polo também conta com postos médicos para atendimento de urgência. Em caso de intercorrências, o cidadão é estabilizado e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. O serviço dispõe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de ambulâncias para o caso de assistência mais complexa.
Maceió sem Assédio
A exemplo da edição anterior, a campanha Maceió sem Assédio está marcando presença no São João Massayó 2023. Durante todo o período junino, os estandes contam com uma equipe técnica para orientar sobre o combate à violência contra mulheres e acolher aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.