Capacitação visa minimizar riscos sanitários e garantir a segurança alimentar durante os festejos juninos
A atividade teve como principal objetivo disseminar informações importantes e necessárias sobre o correto manuseio de alimentos e, com isso, minimizar os riscos sanitários, garantindo maior segurança alimentar para os consumidores que participarão dos festejos.
Segundo o coordenador da Visa, Airton Santos, o principal papel do órgão é educar os comerciantes de Maceió sobre os princípios sanitários vigentes no município. Com a proximidade dos festejos, esse trabalho tem sido direcionado aos ambulantes credenciados a comercializar seus produtos junto ao público dos eventos que acontecerão.
“Serão dias intensos, que contarão com a presença de muitos maceioenses e, por isso, estamos nos dedicando diariamente para manter todos os ambulantes informados sobre temas como o adequado armazenamento de alimentos, a refrigeração, a higienização e necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual”, explicou o coordenador.
Ao final do curso, os ambulantes receberam o certificado de “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, uma das condicionantes para a permissão da comercialização dos produtos no São João de Maceió.
Outras ações
Além das capacitações sobre boas práticas – iniciadas em maio- equipes do órgão também estarão presentes durante os festejos para levar orientações educativas e realizar fiscalizações das condições sanitárias de produtos alimentícios comercializados e consumidos em todos nos locais onde ocorrerão as festividades juninas.
“Estaremos com equipes em todos os bairros para, junto aos ambulantes, observar questões referentes aos aspectos sanitários. Nossa intenção principal não é punir os trabalhadores, mas sim, averiguar como estão trabalhando para, com isso, conseguir proteger a saúde do maceioense”, finalizou.
Disque Denúncia
Durante o São João de Maceió, a população também poderá reforçar o trabalho desenvolvido pela Vigilância Sanitária, denunciando irregularidades, que causem riscos à saúde da população nos festejos juninos. As denúncias poderão ser realizadas pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.