publicidade

Alurb aumenta em 50% ações de poda e supressão de árvores no período chuvoso

O número inclui ainda atendimentos emergenciais, comumente solicitados nesta época devido à queda de exemplares
Alurb aumenta em 50% ações de poda e supressão de árvores no período chuvoso
Alurb registra aumento de 50% nos serviços de poda e supressão de árvores desde o início do período chuvoso. Foto: Secom Maceió
O serviço de poda e supressão de árvores é realizado diariamente pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) em vias, canteiros e áreas públicas da capital. Na época de chuvas, as demandas emergenciais e de rotina aumentam, devido ao risco de queda. Desde abril, início do período chuvoso, o órgão realizou 4.785 serviços, 50% de atendimentos a mais que os três primeiros meses do ano.

Os 2.331 serviços realizados, de janeiro a março, antes das chuvas, são provenientes do mapeamento realizado pelo órgão, que também executa serviços mediante a solicitação da população através da Central de Monitoramento da Alurb. Para tal, o cidadão só precisa entrar em contato pelo 0800 082 2600, pelo 156 ou enviando fotos ou vídeos, mais endereço completo para o WhatsApp 98802-4834, preencher algumas informações adicionais e aguardar a realização.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Karine Gabriela, diretora de arborização urbana da Alurb, explica que o aumento é reflexo da preocupação em evitar acidente durante o período chuvoso.

“Sabemos que durante as chuvas e ventos fortes, os exemplares tendem a cair mais. Para evitar que caiam ou atinjam algum cidadão ao cair, nós intensificamos os serviços, com equipes em horários adicionais, em locais mais críticos, para poda e suprimir árvores que necessitem do trabalho”, disse.

Foto: Secom Maceió
Foto: Secom Maceió

Além dos serviços supracitados, o órgão também possui uma equipe de emergência que fica de plantão para atender casos de urgência que venham a acontecer pela noite ou madrugada. No caso de queda de árvores, o cidadão deve entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, informando detalhes sobre o ocorrido.

“É um período difícil quando se fala deste tema. Mas temos atuado de forma intensa, registrando poucas quedas de galhos e árvores, mapeando áreas de risco e trabalhando nelas antes que apresentem qualquer tipo de problema. Assim, evitamos diversos acidentes físicos e materiais”, completou a diretora.