Formação apresenta dinâmicas que tornam o próprio corpo um instrumento musical
A iniciativa teve o objetivo de desmistificar as cantigas regularmente tocadas no cotidiano escolar, além de conscientizar sobre a importância da educação musical para o desenvolvimento das crianças.
Na ocasião, as coordenadoras pedagógicas participaram de dinâmicas, utilizando partes do próprio corpo e instrumentos musicais como o triângulo, o tambor e o chocalho.
Segundo o diretor da creche Mestra Virgínia e responsável por ministrar a formação, Akauê Basili, a ação teve como finalidade principal captar as vivências existentes nas unidades e tentar ampliar esse acervo.
“Existe uma iniciativa de se aproximar a prática de educação infantil algumas vivências musicais. Isso é feito com os professores em salas de aula. A gente quer pensar a importância dessa aproximação, tentar trazer para essa aproximação um sentido que não permita que essa prática seja estereotipada na brincadeirinha, ou na música para comer, fazer fila. A nossa meta hoje foi conscientizar”, disse Akauê.
Para a coordenadora pedagógica da creche Ana Carolina, Ruth Alípia Guimarães, as atividades foram importantes, porque fizeram com que as participantes mergulhassem nos assuntos discutidos.
“O que mais me chamou a atenção foi realmente essa participação efetiva dos professores da rede municipal de ensino. É uma questão que está sempre no cotidiano dessas crianças. A música está sempre presente. Acredito que as crianças, na verdade, já são a música. A formação de hoje foi uma contribuição importante para a educação infantil”, declarou.
A coordenadora do Centro Técnico de Educação Infantil da Semed, Niérgida Brito, destacou a relevância das ações formadoras implantadas nas creches municipais. “Mensalmente, as coordenadoras pedagógicas participam dessas formações, levando o processo formativo para a base, onde está o atendimento às crianças. O trabalho hoje foi muito relevante, acolhedor, trouxe todo um contexto teórico e, principalmente, uma vivência. As coordenadoras, quando chegam aqui, passam por um processo de acolhimento. Elas trazem as suas inquietações, indagações e as suas contribuições”, ressaltou.
Formação Alfabetiza Maceió
Além da formação de música, houve também uma ação do programa Alfabetiza Maceió, com professores dos 1º aos 3º anos do Ensino Fundamental e realizada pela técnica pedagógica da Semed, Maiara Cordeiro.
O objetivo foi discutir novas estratégias e práticas alfabetizadoras de leitura e letramento com assuntos como os procedimentos na hora de ler questões, comparação de diferentes gêneros textuais, motivações para a leitura e análise de estrutura de frases.
Foram trabalhadas questões de organização da rotina, planejamento, das práticas de alfabetização com as crianças que estão no início do processo da aquisição da leitura e da escrita. “São ações que os professores vão poder fazer em sala de aula, no sentido de estimular o acesso ao mundo da leitura para esses estudantes, e que eles desenvolvam também no processo de cognição e aprendizagem”, contou Matilde Sarmento, técnica pedagógica da Semed.