Mensagens de texto, que advertem e orientam moradores de áreas como encostas e margens de rios, podem salvar vidas quando ocorrem chuvas intensas que potencializam situações de perigo
Só no primeiro semestre de 2023 foram enviadas 14 mensagens de texto e por meio desses alertas as pessoas podem seguir as orientações da Defesa Civil. “É um serviço gratuito, fácil de se cadastrar, e tem uma importância enorme, pois é através desse sistema que temos contato direto com as pessoas”, reforça Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.
As mensagens normalmente alertam para riscos de chuvas fortes e transbordamento de rios e riachos, e orienta às pessoas a procurarem local seguro. A última foi enviada no dia 2 de julho com a seguinte mensagem: Alerta para a possibilidade de deslizamento em locais de encosta. Áreas de risco, buscar local seguro. Acione a Defesa Civil através do 199.
Como se cadastrar
Para receber alerta, basta enviar um SMS, de forma gratuita, para o número 40199 e informar o CEP da residência. E, além do SMS, é possível participar do serviço de alerta por meio dos aplicativos WhatsApp e Telegram.
Para realizar o cadastro via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. No Telegram, é necessário pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.
De todas as formas o cidadão cadastrado receberá alerta, em caso de fortes chuvas e inundações. “Utilizamos este meio de comunicação somente quando o alerta é para chuvas intensas e/ou riscos de transbordamento da laguna, onde há risco de deslizamentos e inundações consequentemente”, explica Hugo Carvalho, meteorologista da Defesa Civil.
Segundo o meteorologista, este filtro acontece para que a população possa entender a importância da mensagem de texto e percebam que, somente em casos de real possibilidade a mensagem será enviada.