De janeiro a junho de 2023, 1.689 toneladas de lixo já foram retiradas de dentro das tubulações de drenagem
O crescimento expressivo dos números de retirada de resíduos sólidos acontece em razão da utilização de caminhões de hidrojateamento e sucção, que passaram a ser utilizados de forma contínua, a partir do segundo semestre de 2022. O equipamento é capaz de retirar grandes quantidades de entulhos que impedem o fluxo regular de água da chuva nas tubulações.
Apesar do alto volume de chuvas que caiu sobre Maceió, ao longo do mês de junho, os trabalhos de manutenção na rede de drenagem da capital não pararam. Durante o mês junino, a Prefeitura de Maceió atuou na desobstrução de 119 bocas de lobo e na retirada de 219,5 toneladas de entulhos de dentro das tubulações.
Equipes da Seminfra se espalham por diversos bairros das partes alta e baixa da capital, atuando na manutenção e na limpeza de galerias de águas pluviais, com o objetivo de atenuar os efeitos das fortes chuvas e levar, ainda mais, segurança para quem precisa transitar pelas ruas neste período.
“É indispensável que resíduos como folhas, galhos e lixo sejam removidos de dentro das tubulações para garantir um escoamento adequado da água das chuvas. Nós desempenhamos esse serviço de forma regular também durante o período chuvoso, para que a segurança e o bem-estar da população de Maceió sejam garantidos”, disse o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
Em junho, a Infraestrutura realizou a limpeza em mais de 887 metros de galeria, totalizando cerca de 12km ao longo de todo o ano de 2023.
Alguns dos bairros que receberam os serviços em junho foram Tabuleiro do Martins, Santos Dumont, Trapiche da Barra, Vergel do Lago, Levada, Bom Parto, Jacintinho, Bebedouro, Santa Lúcia, Benedito Bentes, Jaraguá e Ponta Verde.
Em caso de problemas no sistema de drenagem, a Seminfra pede que a população acione o número 156.